André Prudente de Moraes
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom Dia Amigos!
Existe alguma lei que regulamente a instalação de câmeras nas salas do ambiente de trabalho? É permitido esse Big Brother Corporativo?
Desde ja agradeço a atenção.
respostas 11
acessos 11.795
André Prudente de Moraes
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Bom Dia Amigos!
Existe alguma lei que regulamente a instalação de câmeras nas salas do ambiente de trabalho? É permitido esse Big Brother Corporativo?
Desde ja agradeço a atenção.
Pedro Remonti
Prata DIVISÃO 4 , Administrador(a)Andre, Sabemos que câmeras de segurança, hoje em dia, é comum em todas as empresas. Não existe emedimentos a não ser, obviamente, e é bom que se diga, que sejam instaladas em vestiário e etc de empregados e clientes. Temos até alguns julgamentos, no TST, de empresas que instalaram câmeras em locais que não deveriam. É minha opinião.
Marlos de Oliveira Pessanha da Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar Escritóriobom dia! tb estou com uma situação dessas aqui no local de trabalho, teria alguma formade denunciar o uso indevido dessas cameras, pois tem duas aqui que só filmam nós funcionarios, gostaria de saber se isso é legal ou ja é um motivo para se pedir uma indenização por danos morais
Marilene Ferraz Marcolino
Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)Mas qual seria este uso indevido ou o abuso, pois fica muito vago os motivos.
Acredito que as cameras instaladas nas dependencias de um ambiente profissional seja para filmar os profissionais também...
Qual o objetivo da empresa, é fiscalizar o tempo que se leva tomando café?
Todos temos direitos e deveres e sabemos muito bem o tempo que precisamos para irmos ao banheiro.
Se for para inibir e escravizar então tem abuso sim.
Renata Barbieri Rufino
Ouro DIVISÃO 1 , Analista Recursos HumanosNós também possuimos aqui, mas na integração (consta no regulamento interno da empresa) temos uma clausula que informa aos funcionarios esse tipo de controle, por motivo de segurança da parte da empresa...
Silene Costa Alves
Prata DIVISÃO 1 , Gerente PessoalBoa tarde!
Enviei um arquivo sobre esse assunto.
Marlos de Oliveira Pessanha da Silva
Iniciante DIVISÃO 2 , Auxiliar EscritórioO Local que eu trabalho é um escritório de contabilidade e eu vejo que essas cameras instaladas uma na sala aonde estou usando o computador para escrever no forum é o que uso para trabalhar de uma certa forma me deixa constrangido uma vez que está sendo violado o meu direito a individualidade e pelo que percebo é um meio do empregador arrumar motivo para dar justa causa.
Pra mim essa camera me inibe e é uma forma de escravizar sim.
Marilene Ferraz Marcolino
Ouro DIVISÃO 1 , Gestor(a)Não quero defender a empresa e nem o empregado, mas quando voce está em um ambiente de trabalho voce automaticamete está vestindo a identidade de colaborador.
Se voce usa a internet, o pátio da empresa, os ambientes coletivos, o está utilizando como colaborador e a favor de seu trabalho e de seu ganha pão.
Não é constrangedor o empregador querer saber o que seus empregados fazem no horário que devem estar trabalhando, uma vez que quem tem responsabilidade e sabe o que está fazendo não tem nada para esconder.
Se alguem se sente incomodado e tem razão para isso, pois existe abuso de poder, aí sim pode tomar algumas atitudes que vão desde falar abertamete com o seu superior até chegar em uma saída junto com um processo de dano moral.
Mas para tudo existe os procedimentos, deveres e direitos.
Paulo Roberto Ferrer
Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. PessoalBoa tarde
Desculpem-me pelo atraso para participar do assunto, voces estão vendo só o lado da empresa vigiar a colaborador, mas pensaram na segurança que esta cameras podem trazer? Pensaram se entra uma pessoa na sala qual trabalha e lhe agride? se ocorre assalto? Então gente quem esta trabalhando corretamente e não tem nada a temer, essas cameras estará mostrando para os empregadores o que acontece na dentro da empresa dele. Portanto relachem.
Eduardo de Limas
Moderador , Contador(a)Alguem tem um modelo de termo de ciencia de monitoramento?
Ou simplismente vocês incluem no contrato de trabalho do funcionário uma clausula alertando sobre o monitoramento?
Renilda A.vieira Souza
Iniciante DIVISÃO 1 , RecepcionistaEu gostaria de saber se é legal, câmeras no trabalho focar somente da cintura pra baixo das funcionárias e onde eu poderia reclamar ou denunciar ou processar?
Charles Henrique
Prata DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeTipo, apesar de não haver na legislação atual brasileira alguma determinação que especifique os termos do monitoramento em ambientes de trabalho, a Justiça não costuma ser muito amigável com os empregadores que implantarem sistemas de vigilância com tal intenção.
Se o profissional perceber que o gestor está utilizando a câmera para monitorá-lo e controlá-lo, o mesmo pode processar a companhia por assédio moral.
Os empresários que preferem manter o equipamento desligado a Justiça não costuma ser mais ‘branda’ com os empresários .
A instalação de câmeras psicológicas tem um efeito ainda pior na visão da Justiça, serem monitorados, os funcionários ficam sob uma constante pressão psicológica.
Segundo os mais recentes casos julgados pela Justiça, a instalação de câmeras não é recomendada, por exemplo, em locais que possam ferir a intimidade de um trabalhador. Desta forma, nada de câmeras em refeitórios, banheiros e salas de café, o ideal é que não haja monitoramento nos locais onde o trabalhador se sente mais à vontade para fazer brincadeiras com os colegas ou mesmo em outras áreas onde ele possa se sentir constrangido.
Por fim, ao instalar sistemas de monitoramento, todos os funcionários devem ser avisados, eles precisam assinar um termo no qual reconhecem que o ambiente está sendo filmado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade