x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 69

acessos 122.648

ERRO RAIS 2019 GENÉRICA EM 2021

Marco Antonio Schertel

Marco Antonio Schertel

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quarta-Feira | 17 março 2021 | 17:46

Boa tarde Pessoal estou tentando enviar uma Rais Genérica de 2019 de uma empresa que sempre foi do 3º grupo , mas apresenta o seguinte erro em anexo , alguém sabe como proceder ?

"2730: ERRO: ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao e Social, portanto, teve a obrigação de declaração via RAI S substituída, conforme Portaria SEPRT N' 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial."

Fernanda Medeiros da Silva

Fernanda Medeiros da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 4 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 15:15

No meu caso descobri que eu nao poderia ter mudado no meu sistema o faseamento =C
EM 2020 elas mudaram do grupo 2 para o grupo 3, e nao me atentei ao fato que nao pode mudar.
Eu teria que deixar no mesmo faseamento...
Agora estou aqui vendo com meu sistema para mudar novamente e mandar todos os eventos de 2020 que nao mandei...

carla  thies

Carla Thies

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Quinta-Feira | 18 março 2021 | 17:42

Boa tarde
Tenho o mesmo erro, porem a empresa, grupo 3, foi aberta em 09/2020 e a opção do SN somente saiu em 01/2021. Seria esse o problema?
Consultei ela no programa do e-social e lá consta como EPP optante do SN.
Como posso corrigir esse erro?

Obrigada

Carla J. Thies
Contadörr Serviços Contábeis SS Ltda.
Tatiane Menezes

Tatiane Menezes

Bronze DIVISÃO 4 , Assistente Depto. Pessoal
há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 09:57

Bom dia,

Gente não estou conseguindo enviar uma RAIS Genérico 2019, quando puxa o arquivo diz que a empresa é do grupo 2, sendo que não é do grupo 3 e mesma situação com o ano base 2020.
alguém mais passando por isso ?

carla  thies

Carla Thies

há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 10:28

Bom dia
Miriam, estou usando essa versão, baixada ontem a tarde...e o erro persiste.

Polyana, foi a primeira coisa que fiz, e lá no e-social está certinho com grupo 3, até pq ela é uma empresa recem aberta e foi Simples Nacional desde a abertura.

Meu sistema de folha aconselhou a ligar no 0800 7282326 e pedir orientação. Alguem já fez isso? Deu certo?

Carla J. Thies
CARLA APARECIDA DA SILVA

Carla Aparecida da Silva

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 11:30

Bom dia.
estou com o mesmo problema, abri a empresa em 11/2020, e a opção dela do simples saiu 12/2020, porém quando vou lançar a RAIS dela aparece o erro.
quando entrei no e-social diz que ela esta no grupo 3 . Já baixei as versões e o erro persiste. Consegui enviar de todas as empresas do escritório, somente 1 empresa que dá esse erro.
Falei com a empresa do programa que trabalho e ele disse que terei que reprocessar todas as folhas de pagamentos para o e-social, para que libere o sistema da RAIS.

carla  thies

Carla Thies

há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 11:53

Carla Aparecida
Não entendi, como reprocessar a folha mensal ao e-social, se ela é grupo 3, que ainda não está enviando a folha ao e-social?
Como eles te falaram para fazer isso?

Carla J. Thies
INGRID MARQUES

Ingrid Marques

Bronze DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 4 anos Sexta-Feira | 19 março 2021 | 17:05

Boa Tarde Pessoal!
Estou com o mesmo problema, a empresa foi constituída em 2020, e desde então ela é optante pelo Simples Nacional , porém quando vou lançar a RAIS dela aparece o erro :
"Foram encontrados Erros no Preenchimento do Estabelecimento[ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial, portanto, teve a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial.]"
Quando entro no e-social diz que ela esta no grupo 3 . 
Esta empresa ficou sem movimento em 2020 ,então estou tentando a entrega da Rais Negativa.

Não sei oque fazer , alguém pode me ajudar??
Está situação é ridícula, uma falta de respeito conosco. De onde a Rais está puxando esta informação? Alguém sabe me dizer? 
Se na Receita Federal a empresa conta no Grupo 3, que nem tem a obrigatoriedade de envio dos eventos períodicos.
E tem mais , o Alterdata não deixa fazer envio se a empresa não esta na obrigatoriedade. 

Poderiam me ajudar!!!???

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 4 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 09:20

Se a empresa foi constituída em 2020 como exemplo e for do Simples, primeiro passo é corrigir o enquadramento que aparece como grupo "2" no portal do esocial. Não basta que que nos dados do empregador a classificação tributária seja tipo 1. Precisa consultar o enquadramento em "consulta obrigatoridade ao eSocial". Se estiver aparecendo como grupo 2, considere o que segue:
O eSocial possui uma funcionalidade que analisa a opção pelo SIMPLES da empresa quando é enviado o evento S-1000 (Informações do empregador). Essa análise busca as informações na base de dados do SIMPLES na Receita Federal. Provavelmente esse evento foi enviado pelo empregador antes que a opção da empresa tivesse sido processada no ambiente da RFB, por isso o sistema não reconheceu.
Nesses casos, o empregador deverá seguir um dos procedimentos abaixo, de acordo com o prazo existente entre a data de sua abertura e a data atual:

2.1 – Empresas constituídas há menos de 12 (doze) meses:

Caso a abertura da empresa tenha ocorrido há menos de 12 (doze) meses, bastará que o empregador efetue o reenvio do evento S-1000, para que o sistema reconheça que a opção da empresa pelo SIMPLES retroagiu a sua data de abertura, reenquadrando-o no Grupo 3. A partir do novo envio, o sistema buscará a informação na base da RFB, reconhecerá a opção e reenquadrará a empresa automaticamente.
Cabe destacar que é fundamental que a empresa não possua certos eventos em sua base de dados antes da efetivação do reenquadramento. A existência de eventos periódicos em qualquer data ou de eventos não periódicos referentes a fatos anteriores a 10/04/2019 na base de informações da empresa pode gerar inconsistências no uso futuro do sistema.
Assim, sugere-se a exclusão desses eventos antes da adoção do procedimento descrito para reenquadramento automático e o posterior reenvio, após o reenquadramento, a fim de evitar inconsistências.

Em relação ao GDRAIS 2020, presumo que precise aguardar um determinado tempo para que a informação seja cruzada e a inconsistência desapareça.

Fernanda

Fernanda

Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 23 março 2021 | 17:05

Boa tarde!

Também estou com o mesmo problema, minha empresa é grupo 3 e não 2:
2730: ERRO: ATENÇÃO. Esta empresa faz parte do grupo de obrigadas ao envio de eventos periódicos (folha de pagamento) ao eSocial, portanto, teve a obrigação de declaração via RAIS substituída, conforme Portaria SEPRT Nº 1.127/2019. Dessa forma, o cumprimento da obrigação relativa à RAIS pela empresa se dá por meio do envio de informações ao eSocial. 

Alguém conseguiu resolver?

Rodimar Graf

Rodimar Graf

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 4 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 07:54

Bom dia!

Até o momento sem solução, mandei email para @Oculto relatando o problema com print do enquadramento.
Além disso, retifiquei o S1000 da constituição da empresa, talvez atualize a base de onde o GDRAIS busca essa informação.

Ricardo

Ricardo

Bronze DIVISÃO 4 , Encarregado(a) Recursos Humanos
há 4 anos Quarta-Feira | 24 março 2021 | 08:54

Rodimar Graf, exatamente! Acredito que em algum momento, após retificação do s1000, a base do GDRAIS deve ser atualizada. Eu retifiquei ontem e mesmo passando para o grupo 3 no portal do eSocial, até o momento não consegui enviar, o erro "2730" para RAIS continua. Vamos aguardar, já que ainda temos um bom prazo.

Página 1 de 3
1 2 3

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade