x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 125

Pedido de demissão

Carina França Menini

Carina França Menini

Bronze DIVISÃO 2 , Administrador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 31 março 2021 | 14:18

Boa tarde. Sou do RH de escritório de contabilidade autônomo e lidamos com várias empresas. Uma funcionária de uma dessas empresas veio até o escritório e comunicou que por motivos pessoais precisava se desligar do emprego. Disse já ter conversado com o empregador e o mesmo não sabendo explicar o que deveria ser feito a mesma se dirigiu até mim. Pelo histórico de funcionários da empresa, que geralmente dão trabalho em rescisão (desaparecem, falam que não pediram demissão e por aí vai) resolvi então de imediato já fazer o aviso, trabalhado e como pedido de demissão, da forma como a funcionária comunicou. Só que desde que a funcionária saiu da minha sala o empregador tem alegado que eu não poderia ter feito isso, que eu não poderia ter aceitado o aviso sem ele ter me comunicado. Então para não ter problemas, conversei com  a funcionária e descartei o aviso. Ela foi trabalhar no dia seguinte e o empregador decidiu aceitar o aviso e indenizar os dias do aviso, pois ele alegou que por conta da pandemia o movimento está fraco. Achando eu que estava tudo ok, tive a surpresa do filho do empregador ligando para meu patrão para reclamar que eu havia feito o aviso (lá do início da história) sem ter falado com ele. Aí eu pergunto, eu agi tão errado assim? 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 4 anos Quinta-Feira | 1 abril 2021 | 15:24

Carina, boa tarde.
Sim, a decisão de dispensar ou não e do EMPREGADOR, nos do rh/dp, não temos o poder de decisão.
Além disso quando um empregado vai solicitar a demissão, essa deve ser feita de próprio punho com as proprias palavras, dessa forma o(a) empregado(a) não tem como dizer que não pediu.
Dá proxima vez, Carina, o(a) empregador(a) que deve comunicar ao rh/dp que tal empregado(a) foi ou pediu demissão, então sim, mas deve ser feito por escrito ao escritorio.
O que você tem que fazer e um modelo de comunicação do escritorio ao seu cliente, assim fica + fácil, ok

whatsapp = 12.9.9768.5454

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade