x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.083

RAIS 2020- Empresas do grupo 1 e 2

Thâmara Ribeiro

Thâmara Ribeiro

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 13:46

Boa tarde,

Estou com o seguinte problema, fui fazer o envio da RAIS de uma empresa e apareceu a mensagem dizendo que ela faz parte dos grupos 1 e 2...
Porém a empresa é optante pelo Simples, deveria fazer parte do grupo 3, fui conferir no eSocial e ela estava como grupo 2 e Não optante, fiz a correção dos dados no portal e enviei o formulário de solicitação de reenquadramento. Hoje recebi o retorno por e-mail dizendo que a empresa não se encaixa nos requisitos de reenquadramento por causa da data de optante pelo Simples e por isso permanecerá no grupo 2.
Ou seja, de fato não será possível fazer o envio da RAIS pelo GDRais, só que nunca foi enviado nenhum evento desta empresa para o eSocial. Alguém pode me ajudar e me orientar como devo proceder?
OBS.: A empresa tinha apenas um funcionário.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 14:16

A data de corte para o faseamento do e-Social é 01/07/2018, ou a data da abertura, se posterior. 
Se era do Grupo 2 e optou pelo SN após a data de corte, permanece no faseamento original.

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 14:17

Thâmara e Ivani,
se as empresas pertencem mesmo ao Grupo 2, sem possibilidade de reenquadramento, não tem outra opção a não ser enviar os eventos periódicos o quanto antes, visto que estes estão em grande atraso.

Thalia

Thalia

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) Pessoal
há 3 anos Sexta-Feira | 9 abril 2021 | 14:30

Thâmara,  na verdade o Grupo 2 deve mandar os eventos de folha desde Janeiro/2019.
Então você tem que enviar 2019, 2020 e os 3 primeiros meses de 2021.
Quanto à multas, acho provável que não chegue nenhuma, visto que você está mandando antes de fiscalização, mas que está sujeita à multa da RAIS 2020 (ano base 2019) está.
Se preocupe apenas em enviar o quanto antes.

Joyce Durães

Joyce Durães

Iniciante DIVISÃO 5
há 2 anos Segunda-Feira | 12 julho 2021 | 11:09

Thalia, 

Estava com problema parecido, enviei todos os eventos atrasados e fora do prazo da Rais e não consigo obter a declaração da entrega. No meu caso, a empresa pertence ao grupo 2 e enviei as folhas de 2019, 2020 e 2021 todas em 18/06/2021.
Sabe me dizer como regularizar a RAIS nesse caso?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.