x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 7

acessos 166

Banco de horas

Ricardo Tavares Ramos

Ricardo Tavares Ramos

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 13:08

Tenho uma equipe que trabalha em regime de 12 x 36 de segunda a sexta-feira, totalizando 36 hs semanais.  Posso cobrar as 12 hs restantes através de Banco de Horas solicitando ao colaborador que preste serviço em um dia que seria sua "folga"?

Ricardo T Ramos
Ricardo Tavares Ramos

Ricardo Tavares Ramos

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 13:20

Os funcionários teriam que completar uma carga horária de 44 hs semanais.  levando em consideração que trabalham 11 hs por dia (12 horas - 01 hora de intervalo para as refeições), fica faltando 11 horas para completar a carga semanal.  Eu poderia solicitar o cumprimento destas 11 hs faltantes para completar as 44 em um dia de "folga" funcionário?

Ricardo T Ramos
Maicon Santos Nascimento

Maicon Santos Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 14:32

Ricardo, 

Na escala 12x36, onde o empregado trabalha 12 horas e descansa 36 horas com o intervalo de 1 hora para refeição, a carga média semanal dele é de 42 horas, portanto esta dentro da Lei que o obriga a trabalhar, no máximo, 44 horas semanais. Se o local de trabalho funciona apenas de segunda a sexta deve ser repensada sobre essa escala de trabalho, pois a escala 12x36 é mais apropriada para ambientes que funcionem todos os dias, visto que acaba não sendo necessário a compensação de horas nesses casos de funcionamentos todos os dias. 

Maicon Santos Nascimento

Maicon Santos Nascimento

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Recursos Humanos
há 3 anos Segunda-Feira | 21 junho 2021 | 15:36

Nesse caso eu recomendaria estudar a possibilidade de se adequar a uma escala 6x1 (onde trabalha de segunda a sábado com 8 horas diárias), pois conforme foi falado que é de segunda a sábado haverá uma incompatibilidade na carga horaria sendo feita pela escala 12x36 pois o colaborador acabará trabalhando toda semana 1 dia a mais para compensar, descaracterizando o formato da escala, além disso fugirá das 11 horas de intervalo intrajornada. A escala 12x36 é adequada para ambientes que trabalhem de forma interrupta como hospitais, industrias e afins.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade