x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 198

Salário Maternidade

Maressa

Maressa

Bronze DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 11:13

Olá,

Eu entrei de férias dia 16/05 até dia 15/06 e a partir do dia 16/06 começou minha licença maternidade. Como fica o cálculo do meu salário deste mês?

No meu contracheque veio discriminado 15 dias de férias e 15 dias de salário maternidade de valor a receber e veio descontando as férias e INSS. Esta correto?

E em relação ao INSS veio 2 descontos, um sobre as férias e outro sobre o salário maternidade. Ouvi dizer que salário maternidade não desconta inss, isso procede? 

Por favor, se possível, exemplificar como seria o cálculo do salário deste mês. Minha remuneração é variável, recebo em média 2500,00.

Maicon Santos Nascimento

Maicon Santos Nascimento

Prata DIVISÃO 2, Assistente Recursos Humanos
há 2 anos Quarta-Feira | 7 julho 2021 | 11:23

Bom dia Maressa, tudo bem?

Infelizmente, pelo que pude notar o calculo está feito de forma incorreta, por você ter entrado de férias e ter gozado de 30 dias, o correto era receber referente a esses 30 dias. Quando você entra de licença maternidade não precisa contribuir para o INSS, a empresa te paga o valor do salario maternidade e o INSS paga a empresa por essa antecipação em forma de desconto na GPS. Vamos criar uma situação hipotética baseado nas suas informações com salários fictícios. 

Salário = R$1.500
Férias 30 DIAS = R$1.500 + 500 (1/3 de férias) = R$2.000,00 
INSS Férias = 163,50
Total a Receber de Férias = R$ 1.836,50

Se você já tem o atestado de 120 dias com data de inicio 16/06 você ira receber no 5° dia util o valor do salario integral (sem desconto de INSS).

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.