x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 156

COMUNICAÇÃO DE MALHA FISCAL PJ - DIRF

eliana pereira

Eliana Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 16:10

Boa tarde colegas,

Recebi uma comunicação de Malha Fiscal DIRF x DARF, fazendo a conferência dos meses considerados divergentes apurei que a DIRF estava incorreta.
Retifiquei a DIRF e reenviei.
No entanto analisando o material disponibilizado pela Receita Federal (vídeos e orientações) orientando sobre como sanar as pendências, em nenhum momento se considera a retificação da DIRF, somente cita retificação de DCTF e Recolhimento de DARF.
Mais alguém com essa dúvida, ou que tenha conseguido sanar essa pendência através de entrega da DIRF?

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 16:14

Boa tarde,

Nunca vi.

Apesar que sempre tem que ser conciliado os valores do código darf no mês, com a informação na DCTF e o valor correspondente na DIRF.

Se a DARF e a DCTF estão certas, então o erro só pode ter sido de preenchimento da DIRF mesmo... Bastando a retificação e aguardar o processamento.

eliana pereira

Eliana Pereira

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 16:26

Sim Juliano, meu entendimento também é esse. Porém no material disponibilizado pela Receita, na própria comunicação da malha, em nenhum momento a retificação da DIRF aparece como alternativa para sanar a pendência. Isso me chamou atenção.

https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/orientacao-tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/revisao-de-declaracao-malha/operacao-80.001-dirfxdarf-fonte-nao-pagadora

Juliano Ferreira

Juliano Ferreira

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 16:54

Qual código está com diferença?

Já verificou pra ver se não foi informado invertido, tipo o 0561 x o 0588 ou informado 1708 quando deveria ser 3208...

É que depende. Você pode ter recolhido a darf certa, informado corretamente na DCTF e gerar um código diferente na dirf.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.