x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 3.441

Divergências entre os rendimentos informados pelas fontes pagadoras e os constantes em sua declaraçã

Leandro Matos Silva

Leandro Matos Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 2 anos Terça-Feira | 3 agosto 2021 | 20:24

Boa noite,

Gostaria se alguém pode me ajudar, estou com um problema com relação a minha declaração de imposto de renda, recentemente pela demora em cair em algum lote de restituição fui verificar o que tinha ocorrido e para minha surpresa tinha caído na malha fina e mais surpresa ainda o motivo.
Verifiquei que o motivo seria uma divergência entre os rendimentos informados pelas fontes pagadores e o que declarei, más essa fonte que consta na malha fina seria de um valor de quase 13 mil reais oriundos de uma prefeitura de uma cidade na Bahia que eu não faço ideia nem de onde fica, que não foram declarados rendimentos tributáveis dessa fonte sendo que eu nunca prestei serviço e nem sei onde fica essa prefeitura ( só pelo mapa mesmo que fiz pesquisa e verifiquei que fica próximo da cidade de Barreiras na Bahia).

Minha duvida é o que fazer, entrei em contato com a Receita que me informaram que deveria entrar em contato com a prefeitura se eu realmente não recebi esse valor para eles providenciarem uma DIRF retificadora, em contato com a prefeitura me informaram que me enviarão um documento via e-mail falando que não faço parte dos funcionários nem nunca prestei serviço para a prefeitura que é o máximo que podem fazer.

Gostaria de saber de fato o que tenho que fazer, se devo procurar um advogado, se só essa declaração já resolve meu problema, a pessoa que fez minha declaração disse que quem resolveria isso seria a própria prefeitura, a receita falou a mesma coisa, mas a prefeitura disse que como eu não consto lá ele não tem como fazer essa DIRF.  

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quarta-Feira | 4 agosto 2021 | 08:04

Leandro peça para a prefeitura uma cópia da DIRF para comprovar que você não consta na mesma e leve na Receita Federal, é estranho a Receita Federal te incluir na malha fina se não foi informado esse rendimento pela prefeitura, pode ser que ao digitar o número do CPF de algum funcionário erraram algum número e você foi o contemplado, só dá para saber com a DIRF da prefeitura.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.