x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 0

acessos 230

COMPENSAÇÃO DE INSS RETIDO LEI 9.711/98 EMPRESA CONCOMITANTE

LORENA NICO

Lorena Nico

Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 3 anos Quinta-Feira | 12 agosto 2021 | 17:05

Empresa optante do Simples Nacional.

Ela tem dois funcionários e um sócio.
funcionário A trabalha como motorista de maquinas 
funcionário B trabalha no setor administrativo
sócio que trabalha no administrativo

Esta empresa ela presta serviços de:
- serviços com maquina e com o condutor junto (funcionário A), atividade sujeita ao anexo IV.
- serviços de locação de maquinas apenas, atividade sujeita ao anexo III.
Dessa forma ela tem a classificação tributária como 03,– Empresa enquadrada no regime de tributação Simples Nacional com tributação providenciaria substituída e não substituída, isso significa que ela tem atividades do anexo iv concomitantes com atividades do anexo i,ii ou iii.

Quando essa empresa faz os serviços com maquina e com o condutor junto ela retém INSS sob a mão de obra cedida de acordo com a Lei 9.711/98.
O funcionário A ele tem o desconto de INSS, e a empresa recolhe patronal sobre ele devido ao anexo IV.
Já o funcionário B e o sócio tem apenas o recolhimento normal do inss sem o patronal.

A minha duvida é a seguinte, supondo que a empresa tenha 1.000 reais de inss retido na NF na prestação de serviço com mão de obra cedida do funcionário A. Esses 1.000 eu só posso abater do inss a pagar do funcionário A ou posso usa-lo na empresa toda?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade