O registro não é a única fase que passa pela regulamentação do Ministério do Trabalho. Também é essencial garantir que o colaborador esteja ciente de todos os dados consolidados sobre as suas jornadas de
trabalho. Por isso, é obrigatório que essa folha de ponto conte com a assinatura (eletrônica ou física) do profissional.
O esquecimento ou mesmo a recusa em assinar os registros podem levar a advertências ou penalidades previstas no contrato de trabalho. Se esse for um hábito constante, é possível até que o funcionário seja demitido, então é algo a ser observado.
Ademais, o uso da assinatura eletrônica da folha de ponto é uma ótima ferramenta para ganhar produtividade e cumprir com a legislação. Aliás, isso é ainda mais importante quando falamos de home office.
De tal modo, o uso de assinatura eletrônica possibilita:
Reduzir custos com impressão, logística e malotes de envio;Facilmente acessível de qualquer lugar;Adequação às exigências do Ministério do Trabalho;Mais produtividade, permitindo que o trabalhador foque nas tarefas mais importantes.O uso de assinatura eletrônica aumenta a satisfação dos colaboradores. A economia de tempo e desburocratização é algo que deixa
qualquer um feliz.