x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 162

ALGUMAS DÚVIDAS APÓS REFORMA TRABALHISTA

ALEXSANDRA PATRICIA DA SILVA

Alexsandra Patricia da Silva

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 30 agosto 2021 | 15:07

Boa tarde,

Diante de um cenário novo com a nova reforma trabalhista, tenho algumas  dúvidas rotineiras que ainda me deixam dúvidas, principalmente porque me distanciei um pouco da área, durante algum tempo. As respectivas dúvidas são: uma funcionária com mais de 9 anos de carteira assinada sendo demitida neste período tem  que haver participação do sindicato ou não será necessário? Ainda vigora a lei que no mês que antecede o dissídio a funcionária receberá multa por ter sido demitida, ela foi demitida dia 26/08/2021 e o dissidio seria no mês setembro de 2021? Enfim, são essas as dúvidas que até o momento surgiram.

Agradeço antecipadamente e no aguardo de um breve retorno
Alexsandra Patrícia 

Nicoly Calixto

Nicoly Calixto

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 17:29

Olá Alexsandra, não há mais a necessidade de fazer a homologação no sindicato, pode ser feita na própria empresa, salvo se o funcionário exigir que a rescisão seja feita com apoio do sindicato, olhar sempre a convenção coletiva. Sim, ainda vigora a lei na qual garante ao funcionário, que será demitido  dias que antecedem a data base, o pagamento da multa de um salário.  

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.