x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 6.245

emprestimo consignado

Fábio Alves Muniz

Fábio Alves Muniz

Iniciante DIVISÃO 3 , Coordenador(a) Administrativo
há 15 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 11:50

Trabalhei numa empresa por dez anos, e, no mês de fevereiro de 2010 fui desligado sem justa causa.
Fui ao Unibanco verificar como ficaria a situação do meu empréstimos consignado, eles disseram que se o meu contrato tivesse sido feito com o seguro prestamista, o próprio banco quitaria o restante das parcelas. A gerente verificou que o meu contrato foi feito sem o mencionado seguro, e assim não teria direito ao mesmo.
Fica minha dúvida, esse seguro não é obrigatório??
Depois dessa conversa com a gerente, achei em casa um outro contrato que constava esse seguro, mas este não foi contratado, pois a minha gerente na época fez um outro onde tal seguiro não era contemplado.
A empresa onde trabalhei, estava nesses últimos 3 a 5 anos, demitindo muitas pessoas, e será que por "esperteza" o unibanco começou a oferecer tal serviço sem essa segurança ao funcionário??? Eles, no momento da contratação do consignado não falam desse seguro, nem sabia que isso existia, será que conseguiria de alguma forma "correr" atrá disso???
Obrigado
Fábio Muniz - Rio de Janeiro

MARCELLE TOMAZINI DOS SANTOS

Marcelle Tomazini dos Santos

Bronze DIVISÃO 3 , Gerente Pessoal
há 15 anos Quarta-Feira | 12 maio 2010 | 12:37

Boa Tarde Fabio
Independente desse diferencial no seguro, em geral todos os emprestimos consignatario são feito da seguinte forma. Desconto em folha de pagamento em quanto tiver vinculo empregaticio, em caso de dispensa será descontado em sua recisão o percentual de 30% sobre o valor bruto e repassado ao banco para pagamento de parcelas. O que faltar para liquidar e de sua responsabilidade em ir todo o mes ao banco para pagamento.
Espero ter lhe ajudado.

Edson Marcelo dos Santos

Edson Marcelo dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Sócio(a) Proprietário
há 15 anos Quarta-Feira | 19 maio 2010 | 22:02

Boa noite Fabio

O seguro prestamista não é obrigatório. O gerente ou funcionário do banco que faz o contrato com você decide na hora se vai incluir o seguro prestamista ou não. Geralmente o seguro é retirado do contrato para diminuir o valor da parcela, ou seja, você é o maior beneficiado com isto se analisar do ponto de vista do valor da parcela, pois o banco, ao retirar o seguro, assume o risco de você não pagar por qualquer motivo.

Não acredito que tenha sido alguma "esperteza" do banco, pois como comentei, ele é o maior prejudicado em não incluir o seguro, pois ele retira do contrato a segurança de receber o dinheiro, já que a seguradora (que não é o banco, mas pode ser uma seguradora do mesmo grupo do banco) irá quitar o contrato junto ao banco caso você não consiga pagar ou venha a falecer.

Espero ter esclarecido um pouco.

Grande abraço

Lidiane Gonçalves

Lidiane Gonçalves

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 13 anos Quinta-Feira | 16 junho 2011 | 14:29

Boa tarde.

Gostaria de saber como é feita a contabilização do Seguro Prestamista, visto que a empresa fez um empréstimo no banco, o seguro prestamista não consta no contrato e simplesmente as parcelas são debitadas no extrato bancário.

Julianne Prado Vieira

Julianne Prado Vieira

Prata DIVISÃO 1 , Encarregado(a) Geral
há 13 anos Sexta-Feira | 14 outubro 2011 | 17:45

Boa tarde Lidiane! Também estou com essa dúvida.
A empresa adquiriu crédito através de empréstimo bancário e todo mês é debitado na C/C da empresa o seguro prestamista.

Pensei em efetuar os lançamentos da seguinte forma:
SEGURO
D - RE/ADM/Despesas com seguros prestamista
C - AC/Disponível/Banco Sicredi----------------------------------- R$ 79,25

TARIFA LIBERAÇÃO CRÉDITO
D - RE/Despesas Financeiras/Tarifa liberação crédito
C - AC/Disponível/Banco Sicredi-----------------------------------R$ 15,00

IOF
D - RE/Despesas Financeiras/IOF
C - AC/Disponível/Banco Sicredi-----------------------------------R$ 380,00

Grata

"O que somos é consequência do que pensamos."
Buda

Namastê

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade