Wallas Matos Martins
Iniciante DIVISÃO 3 , Agente SegurançaBoa tarde!
Estou com o seguinte problema.
Fui contratado em 14/09/2016, portanto em 14/09/2017 fecha meu período aquisitivo de ferias e assim sucessivamente nos anos seguintes. Porém, no dia 09/08/2019 eu sofri um acidente de moto e fiquei de licença médica ate o dia 07/10/2021. Sei que quando o funcionário fica de licença por mais de 6 meses ele perde o período aquisitivo que ainda não havia se fechado, então quando eu voltei a trabalhar em outubro de 2020 iniciou-se um novo período aquisitivo. No dia 8 de setembro de 2021 eu solicitei ao RH da empresa que marcasse minha ferias para janeiro de 2022, tendo em vista que meu período aquisitivo se completa no mês de outubro de 2021, porem, o RH me informou que eu teria que tirar férias ainda no mês de outubro de 2021 pois quando eu fiquei de licença médica eu já tinha completado o período aquisitivo de ferias e dessa forma eu teria uma férias vencida desde 2019. Minhas férias do primeiro período aquisitivo foram marcadas para dia 03/10/2021, com término dia 02/11/2021. Diante do exposto, tenho 3 perguntas.
1- Eu me afastei do trabalho 1 mês antes de completar o período aquisitivo. Eu realmente tenho 1 ferias vencida?
2- Se eu retornei de licença em outubro de 2020, então meu período aquisitivo da segunda férias finaliza em outubro de 2021. Nessa caso estarei com 2 ferias vencidas quando eu iniciar o período de gozo da primeira?
3- Se em outubro eu terei 2 férias vencidas, tenho direito a receber a multa pelo atraso da primeira?
Espero que eu tenha me expressado de forma correta.