x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 179

SEFIP Retificação

Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2021 | 14:01

Pessoa boa tarde, preciso muito da ajuda de vocês.

Um funcionário da empresa recebeu durante sete meses salário-família indevidamente. Como corrigir a sefip de todas as competências já transmitidas e pagas? Por favor, alguém pode me dizer o passo a passo? 
Desde já, agradeço.

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Sexta-Feira | 8 outubro 2021 | 15:57

BOA TARDE.
1a. Para regularizar esta situação, deverão ser retransmitidas TODAS as GFIPS enviadas com este erro, ou seja, excluir o salário família Mês a mês e recolher a diferença de INSS.

2a. Acho que seria muito interessante, verificar com o setor jurídico ou com um advogado trabalhista, a possibilidade de elaborar um documento, explicando toda a situação e formalizando juntamente com a funcionária para descontar os valores em parcelas.

Pois, caso a funcionária discorde deste valor, ai vai ela vai recorrer futuramente a uma ação trabalhista.

Se bem que, salário família é uns 20,00 mensais, dá mais trabalho fazer tudo isso, pois vai ter que abrir e fechar esocial, acho que seria mais fácil a 2a. opção....

Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2021 | 09:13

Juliano Netto , bom dia!

Primeiramente muito obrigada pelo retorno. Segundo, me desculpe não ter informado no tópico que trata-se de retirada de pró-labores (sócio-gerente).  Devo seguir com a primeira opção?
Grata.

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.
JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2021 | 10:42

Nossa, em 17 anos de DP é a 1a vez que vejo isso,
mas vc cadastrou o sócio como funcionário é isso?
qual sistema vc usa?

acredito que sim, seria bom retificar todas as gfips e pagar a diferença... pois se acaso futuramente ter uma fiscalização do ministério do trabalho vai dar problema....

ou caso tente a sorte, simplesmente cancela o salário família e vida que segue.... mas não recomendo...

Givanete Amorim

Givanete Amorim

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 2 anos Segunda-Feira | 11 outubro 2021 | 11:57

Juliano Netto , já encontrei a situação assim. Fiquei sem saber como resolver. Apesar dele está com a categoria contribuinte individual empregador, não estava marcado como empregador e sim, empregado. Acredito que por isso o sistema gerou.

Ajudar um colega da mesma profissão não gera concorrência. Gera admiração.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.