x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 426

Folga entre dois atestados

Elisiane Ramos

Elisiane Ramos

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Laboratório
há 3 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 08:24

Olá, amigos! Poderiam me ajudar numa dúvida…
Coloquei um atestado de 05 dias, no dia de retornar era minha folga (folguei) e no dia seguinte precisei colocar mais um atestado de 03 dias. 

A minha dúvida é… essa folga quebra os dias de atestado? Ou conta como se fossem 09 dias consecutivos? 

Estou com receio pq precisarei fazer um procedimento não invasivo e provavelmente colocarei mais atestados? 

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Quinta-Feira | 14 outubro 2021 | 10:05

Elisiane Ramos, bom dia.

São 8 dias de atestados. Se está preocupada por ter a folga entre eles por questão de pagamento pela empresa ou requerimento de benefício junto ao INSS, não precisa. Nessa sua situação os atestados serão somados cumulativamente, independentemente de terem sido consecutivos ou não.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Elisiane Ramos

Elisiane Ramos

Iniciante DIVISÃO 3 , Técnico Laboratório
há 3 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 12:23

Obrigada, Yuri. 

Se puder, me tira uma dúvida…
Tenho hérnia de disco na lombar e estou em crise (nos primeiros dias sem conseguir andar por causa da dores, hoje estou melhor… ainda com dores mas consigo andar mancando) e preciso fazer um procedimento não invasivo cuja recuperação se dá em torno de 72 horas, estou aguardando plano liberar. Por esse motivo estou de atestado e completo 15 dias quinta-feira. 

Agora vamos a dúvida de fato rs
A empresa me encaminhará para o INSS… mas vamos supor que o plano libere o procedimento e eu me recupere antes da pericia. Devo voltar a trabalhar? 
Como vou ter direito ao benefício se na perícia estarei bem? 

Yuri Aquino
Moderador

Yuri Aquino

Moderador , Encarregado(a) Contabilidade
há 3 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 13:17

Elisiane Ramos, boa tarde.

Bom, creio que seja de seu conhecimento que é de responsabilidade da empresa o pagamento de somente 15 dias de afastamento.

Vamos supor que você some ao todo 20 dias de afastamento. 15 dias a empresa irá te pagar, sem perca nenhuma. Os outros 5 dias a empresa irá encaminhá-la para o INSS.

Se na data da sua perícia você já estiver se recuperado, não há problema nenhum. Contudo, no dia da perícia você irá levar todo e qualquer documento que comprove a real necessidade do afastamento (exames, laudos médicos, receitas, tudo mesmo) por mais de 15 dias (dias esses que o INSS deverá te pagar), e assim, o perito médico do INSS irá avaliar os documentos e comprovar (ou não) a necessidade do afastamento e o deferimento do pagamento do benefício.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade