x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 790

Carta Aviso Encerramento Contrato Experiência

Cinthia

Cinthia

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 29 outubro 2021 | 16:49

Olá!

Posso aplicar a carta de aviso de encerramento de contrato de experiência um dia antes do seu encerramento?

Fui informada que isso seria proibido, e que essa Carta apenas poderia ser aplicada no dia do encerramento. Só que aconteceu do funcionário faltar no dia do encerramento.

Queria essa informação justamente para prevenir situações desse tipo.

Uélinton Azeredo

Uélinton Azeredo

Prata DIVISÃO 1, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Sábado | 30 outubro 2021 | 11:55

Bom dia

Aqui quando isso acontece e a gente é pego de surpresa, mandamos carta com AR, avisando que o funcionário está sendo desligado e que deve comparecer a empresa para mais informações.

Quando a gente percebe que o funcionário está com possibilidade de faltar no último dia de contrato pra ter menos transtornos, nós chamamos ele um dia antes, fazemos a carta com termino de contrato na data final do período de experiência, explicamos todo o processo de desligamento,devolução de material e etc e damos folga no último dia.

Foi orientação do jurídico e diminui muitas dores de cabeça, melhor pagar um dia em casa e fazer o desligamento com calma, do que ter que ficar fazendo ajuste na rescisão por alguma informação que vem sempre atrasada.

Cinthia

Cinthia

Bronze DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 2 anos Sábado | 30 outubro 2021 | 13:41

Obrigada pelo retorno! 
Outro profissional me passou que Carta apenas como um aviso para algo que já estava previsto em contrato (fim da experiência), então não haveria problema apenas em aplicar e colher ciente do funcionário um dia antes, constando que venceria no dia seguinte. Enfim, 2 posicionamentos diferentes, que geraram dúvida.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.