x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 86

RECISÃO ERRADA

Mayara

Mayara

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2021 | 08:53

Olá pessoal,

Entrei recentemente em uma empresa e estou com um abacaxi rs.

Um colaborador foi demitido fim do ano passado SEM justa causa, porém retornou a empresa recentemente pois seu seguro desemprego foi suspenso, e o resultado final do recurso que ele abriu o MTE consta divergência no motivo do afastamento, quando na base do governo ele saiu por justa causa, e para a caixa sem justa causa. A situação segue em justiça por danos, pois ele alega que até agora não conseguiu emprego e é por isso.

Tem como realmente outras empresas consultarem esse informação errada que foi colocada para ele? já que mesmo que tivesse sido por justa causa, essa informação ficaria apenas para nós da empresa? Como podemos fazer essa correção? CAGED? Esocial? SEFIP?

Igor Gabriel

Igor Gabriel

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 19 novembro 2021 | 09:11

Olá Mayara, 

Não tem como outras empresas consultarem o motivo do desligamento, e essa informação não aparece nem nos extratos nem na carteira de trabalho digital. 

Como podemos fazer essa correção? CAGED? Esocial? SEFIP?
Primeiro passo é localizar a rescisão dele e identificar como foi feita, fizeram realmente errado? Está com justa causa? 
3 lugares para verificar: A própria rescisão, eSocial, Conectividade Social.  

Caso esteja realmente errado é um erro grande e difícil de passar despercebido, mas vai que. 

Depois de localizar os erros só começar a corrigir, no eSocial é só excluir o evento e enviar um novo correto. 
Na Caixa econômica é necessário abrir um pedido para excluir a movimentação errada para que você possa enviar uma nova, até uns dias atrás essa solicitação estava sendo feita por e-mail. 

Depois retorna parar dizer se deu certo.



Igor Gabriel @Linkedin 
Administrador / Departamento Pessoal 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.