x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 253

Correção Numero PIS Sefip

Giancarlo Zechin

Giancarlo Zechin

Iniciante DIVISÃO 1, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 2 anos Terça-Feira | 23 novembro 2021 | 10:29

Prezados (a) Senhores (a) Bom Dia Gostaria de esclarecer mais um dúvida, antes vou fazer um texto aqui para podermos entender a pergunta. Ocorre que uma determinada empresa, estava informando o numero do PIS de outro contribuinte, para seu sócio que fazia a retirada pró-labore, esse erro percorreu por vários anos, agora vamos as perguntas: 1) A pessoa que era dona desse numero de PIS conseguiu até se aposentar, e pelo jeito se beneficiou desse recolhimento que foi informado errado, o que pode ser feito nesse caso? 2) Para fazer a correção, devo fazer um GFIP de exclusão, ai a pergunta seria, tenho que aguardar o processamento dessa GFIP de exclusão para entregar a correta, ou posso fazer na sequencia? Se tiver que aguardar o processamento da GFIP de exclusão, como vou saber se ela realmente já esta processada, tirando um relatório de pendencias onde a GFIP vai estar omissa é isso? Agradeço desde ja!!

JuLiano Netto

Juliano Netto

Prata DIVISÃO 5, Encarregado(a) Pessoal
há 2 anos Terça-Feira | 23 novembro 2021 | 17:54

quantos anos recolheu errado?

acho o seguinte, acredito que terá que ser contratado um advogado para duas situações:
uma para pedir correção com as gfips e alegar que foi recolhido errado e ajustar os pagamentos no pis correto ( pois com a gfips vc vai enviar o pis correto, mas o pagamento, só com processo no inss para corrigir isso)

e outro processo para ver se o que se aposentou já não teria direito de se aposentar, pois vai que ele trabalhava e tbm tinha direito

vc simplesmente não pode pedir para bloquear a aposentadoria do outro por um erro que não foi dele, claro, que ele tbm pode ter sido beneficiado e....

pq, se vc bloquear aposentadoria do outro la, o cara do pis correto tbm pode ser processado, acredito que isso vai ser uma longa história

porém, creio que seja tudo através de processo

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.