Robson Adriano de Souza
Iniciante DIVISÃO 1 , AtendenteOi, meu nome é Robson, tenho várias perguntas para fazer a respeito do meu emprego e gostaria, se possível, que elas fossem respondidas com uma certa rapidez, devido ao andamento dos fatos... e, por favor, leia até o fim, estou quase desesperado...
Há quase três anos fui contratado em uma empresa de Fast-Food em Cuiabá/MT. Se tratava de um emprego muito bom, bem remunerado, em um ambiente agradável, com ótima convivência entre os colaboradores. Infelizmente houve certo descaso. A empresa ultilizava produtos de limpeza muito fortes, a base de Hidróxido de Sódio, Peróxido de Hidrogênio, Lauril Sulfato de Sódio, Mikro Chlor, todos em forma concentrada, e não disponibilizava EPI, o que por fim me levou a adquirir uma Dermatite de Contato em ambas as mãos e, pesquisando a respeito pela internet, descobrir que já se trata de uma Dermatite tipo 3.
Tal dermatite limitava meu trabalho, tanto na empresa, quanto nos afazeres domésticos. Resolvi então renunciar ao contrato de trabalho. Pedi pra conversar com a dona da franquia onde trabalhava e ela, prontamente, me dispensou do contrato de trabalho pagando todas as verbas rescisórias.
Voltei à Marília/SP, onde moram meus pais. Fui à dermatologista, do SUS, ela me disse que se travatava de uma Dermatite de Contato, que o único modo de eliminar a doença era suspender o uso de todo e qualquer produto de limpeza, usar sempre luva, ou sabão em barra glicerinado. Me receitou uma pomada, Furoato de Mometasona, a única que foi eficaz à minha alergia.
Com menos de três meses, consegui um emprego em outra empresa de Fast-Food, nova no mercado, e que atuava no mesmo segmento, e que também manipulavam os mesmos tipos de produtos. Não deu outra, a dermatite começou a voltar. Mencionei ao meu novo gerente o "aparecimento" da dermatite. Então ele me mudou de horário e, passado 1 mês, me mandou embora.
Após 1 semana, consegui novo emprego, desta vez como empacotador de caixa de supermercado. Mais uma vez, a dermatite volta a aparecer. Ao colocar as compras na sacola do cliente, acidentalmente, manuseia-se caixas de sabão em pó furados, frascos de desinfetante mal rosqueados....
Então resolvi prestar o vestibular da Unesp, em Assis/SP, a única do Estado a oferecer o curso que almejo tanto. Por incrível que pareça, consegui a isenção da taxa do vestibular. Empolgado, e por saber que não poderia ter ajuda financeira dos meus pais, resolvi, em um dia de folga, visitar Assis. Já no mesmo dia, encontrei lugar para morar, e emprego também (a mesma marca de Fast-Food que adquiri a Dermatite, porém com outro dono, outro franqueado).... Pedi conta do supermercado e fui para Assis.
Já em Assis, no novo emprego, me colocaram em um horário excelente, no qual não era obrigado a manusear produtos de limpeza.
Infelizmente, 1 mês e meio depois, a Gerente foi substituída. A nova Gerente, no entanto, mesmo tendo ciência do meu problema, mudou meu horário de trabalho, passando a trabalhar no "fechamento", que limpa a loja depois que fecha, e que vai até as 02:00hs da madrugada. Ela nunca comprou luva, e alega que eu, que possuo a alergia, que devo tomar providência e adquirir minhas próprias luvas. Gerente muito grossa e arrogante.
Consegui passar no vestibular, e já vou pro 4º semestre de faculdade e, diga-se de passagem levando aos trancos e barrancos. Saio tarde do emprego, tenho que levantar de manhã pra ir pra faculdade, perco hora, talvez venha contrair uma DP na faculdade neste semestre. Isso tudo sem contar a dermatite, que me impede de lavar roupa, arrumar a casa, e até de manusear alimentos ácidos, tais como tomate, picles, alho, cebola (todos esses utilizados também na empresa), o que agrava e muito a alergia. Sem contar que, na empresa devemos, a cada trinta minutos, lavar as mãos com detergente bactericida e aplicar álcool gel sanitizante nas mãos, o que está tornando a alergia insuportável. As mãos coçam durante a madrugada e me tiram o sono. Já gastei muito com pomada. Um tubo de pomada, que dura por volta de um mês, em sua forma genérica, custa em torno de R$ 16,00. Já devo ter comprado uns 20 tubos. Já comprei luva para usar na empresa, mas elas acabam rasgando pelo tempo de uso, e devido aos utensílios pontiagudos. Pra você ter uma idéia, há alguns meses comprei 2 (dois) pares de luvas, cada uma custa R$5,60. A primeira rasgou no mesmo dia, e a segunda, dois dias depois. Como vou pagar por R$11,20 em dois pares de luva, se recebo só R$ 16,80 o dia trabalhado??? E outra, seria eu que teria que comprar as luvas, ou a empresa que deve fornecer EPI????? Pois a empresa não está cumprindo a lei!
No começo do mês de Abril, a "Administradora e sócia" da empresa me deu as férias, já vencidas. Ao término, me chamou na gerência, e disse que havia me dado férias pois havia percebido que estava desgastado, cansado, e viu que eu realmente necessitava gozar de um descanso. Perguntou se eu gostaria de continuar na empresa, que para isso ela iria pedir comprometimento de minha parte. Eu respondi que estava insatisfeito e expliquei todos os motivos. Pedi que ela me mandasse embora, para poder receber seguro-desemprego, e poder curar minha alergia. Ela então pediu que eu esperasse, pois a loja estava com poucos funcionários. Pedi o Holerith do mês de março, que trabalhei integralmente antes de gozar das férias. Percebi a falta de R$106,00 reais no depósito do salário na minha conta do banco. Tirei um extrato no banco e mostrei à ela a diferença em relação ao holerith, e que o banco não havia descontado nenhuma taxa, manutenção, tarifa, ou cesta básica de serviços. Isso mesmo, nenhuma tarifa havia sido cobrada do banco. Ela disse que iria conferir o erro. Já faz 2 duas semanas que espero resposta dela.
Na semana passada, perdi uma prova importantíssima na Faculdade, pois não consegui acordar cedo. Me desculpe falar dessa forma, mas resolvi, sem pestanejar, faltar ao trabalho e fazer a prova no período da noite.
E agora, ela reduziu minha jornada de trabalho para apenas 4 horas diárias (o que não é suficiente, em hipótese alguma, para pagar minhas despesas). Mudou meu horário novamente, onde terei que manusear novamente os produtos de limpeza. Estou sem dinheiro, meu chuveiro queimou, meu aluguel está atrasado, as contas também. Ela está tentando, de todas as formas, me forçar a pedir conta. Todos da empresa já sabem que eu já pedí pra sair.
Agora vem as perguntas difíceis:
Fui ao Médico, no final de Fevereiro, e pedi um encaminhamento para um Dermatologista. Está demorando muito, e não tenho como pagar nenhum Dermatologista Particular para agilizar meu atendimento...
Gostaria de saber se tem como... eu me afastar do emprego? sabe....tipo uma interdição, por eu não estar apto a trabalhar, por causa da alergia. Sabe, abandonar o emprego e ir atrás dos meus direitos? Terei que ir no Ministério do Trabalho, no INSS, no Procon, onde?
Sabe, não consigo mais trabalhar e estou entrando em depressão profunda. Sinto vergonha das minhas mãos, de cumprimentar as pessoas... Isto já está afetando 100% da minha vida, e não sei mais o que fazer... as vezes penso até em processar a empresa de Cuiabá onde adquiri a dermatite....
Penso, muitas vezes, em abandonar a faculdade e voltar pra casa dos meus pais, mas acho uma tremenda injustiça largar a faculdade, meus sonhos, de estudar em uma Universidade Pública, por causar de um descaso como esse...
Por Favor, me ajude!