Erika Regiane de Oliveira Alves
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia!
Preciso saber se tem alguma penalidade para quem é optante pelo vale transporte e usa corona?
Atenciosamente,
Érika
respostas 2
acessos 5.709
Erika Regiane de Oliveira Alves
Bronze DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. PessoalBom dia!
Preciso saber se tem alguma penalidade para quem é optante pelo vale transporte e usa corona?
Atenciosamente,
Érika
Nice
Prata DIVISÃO 1 , Administrador(a)Olá Erika,
No momento da solicitação de vale transporte o empregado informa alguns dados: endereço, empresa de transporte, etc.
O TST através da Orientação Jurisprudencial 215 diz que é do empregado o ônus de comprovar que necessita do VT.
Uma vez solicitado à empresa esta fica obrigada a fornecer. O empregador deverá solicitar outra declaração do empregado, de que não necessita do vale, para poder suspender o mesmo.
Entretanto, o uso indevido e a informação falsa poderão constituir em rescisão do contrato por justa causa.
Abc
Nice
Sonia Fiorine
Prata DIVISÃO 4 , Contador(a)
Bom dia Erika
A pessoa que opta pelo Vale Transporte esta se comprometendo em utilizá-lo para os seus devidos fins, caso não o faça estará infringindo este compromisso ,sendo que a a empresa poderá dispensar por justa causa, pois o funcionário deu uma falsa declaração.
Outro problema seria a pessoa vir a sofrer algum tipo de acidente nesta carona, pois como vai justificar ? Se ele alega que usa o vale transporte para o trajeto casa- trabalho- casa, o que estava fazendo naquele meio de transporte diverso do que ele declara utilizar?
Estas são algumas das considerações que se deve ter em conta, coloquei a questão do acidente , pois já aconteceu do funcionário pegar vales transportes e usar bicicleta para trabalhar, sofrendo acidente no trajeto e o caso ir para na Justiça do Trabalho. Então você já viu o transtorno que foi para ambas as partes.
Se por acaso for uma coisa esporádica, não vejo mal nenhum, o que não pode é virar uma prática contínua.
Sds. Sônia
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade