Vr Contabilidade
Bronze DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia,
Prezados(as),
É a primeira vez que me deparo com o contrato intermitente de funcionários e logo mais, o meu cliente me questionou algumas situações. Vou resumir a situação:
Tenho um cliente que contém duas empresas que prestam serviços de construção civil e terraplanagem.
A empresa "A" (Matriz) está prestando serviços atualmente, enquanto a empresa "B" (Matriz) está parada sem faturar, neste caso, o meu cliente aproveitou alguns funcionários da empresa "B" e fez com que a empresa "A" contratasse os mesmos como intermitentes, pois bem, as dúvidas são as seguintes:
1º - Ele me falou que possui alguns colegas de profissão que fazem o mesmo processo, e que a contabilidade dos mesmos ao realizar o calculo da folha de pagamento e os encargos, a contabilidade retira estes funcionários da folha. Por exemplo, tira da folha da empresa "B" e coloca na folha da empresa "A", com a justificativa de que os colaboradores estão trabalhando em uma única empresa por mais que perante a lei eles estejam contratados em duas entidades, para que assim ele não pague encargos em duplicidade. Existe a possibilidade de fazer este processo? se sim, como?
2º - Caso realmente tenha como fazer o processo da pergunta acima, neste caso, eu precisaria retirar estes funcionários da SEFIP e na DIRF nos períodos em que prestaram serviço na empresa "A"?
Exemplo:
Funcionário "Fulano" trabalhou na empresa "B" em Janeiro/2021 até Outubro/2021, em Novembro o mesmo foi contratado de forma intermitente na empresa "A" e trabalhou novembro/2021 até dezembro/2021.
Na Dirf e Sefip da Empresa "A" eu coloco somente as informações de Novembro e Dezembro
Na Dirf e Sefip da Empresa "B" eu coloco somente as informações de Janeiro até Outubro
Agradeço desde já!