x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.154

NF Registrado + Autônomo

Rodrigo Sanches

Rodrigo Sanches

Iniciante DIVISÃO 1 , Publicitário(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 12:08

Boa tarde. Já procurei em vários lugares e não obtive resposta.

Sou registrado por uma empresa e contribuo com o teto de INSS.
Ao mesmo tempo executo serviços de freelance então cadastrei uma inscrição municipal e fiz nota para prestação de serviço (PF).

O problema é que toda vez que emito uma NF as empresas não sabem como pagar, pois não há nenhum tipo de imposto descrito. Numa das empresas tive de enviar meu HOLERITE para provar que já contribuo com o teto do INSS.

Como faço, ou o que escreve na NF quando for emitir, para que o dep. financeiro não fique me questionando sobre a nota??

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 28 maio 2010 | 13:43

Cumprimentos,

O contribuinte individual deverá informar a cada empresa, o valor ou valores recebidos sobre os quais já tenha incidido o desconto da contribuição, mediante a apresentação do comprovante de pagamento.

Mas nada impede de você INFORMAR em sua NF de prestação que: Você ja contribui pelo teto maximo na empresa TAL e CNPJ tal, MAS É FACULTATIVO a empresa que irá receber o serviço aceitar ou não.

OBS: A empresa que reteve seu INSS deve/obrigada deixar a sua disposição a comprovação do pagamento do mesmo.

Espero ter ajudado.

Vander

Michele Aparecida Batista

Michele Aparecida Batista

Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 19 julho 2010 | 09:51

Bom dia. Minha dúvida é:
1ª) A empresa tem que informar o autônomo na GFIP, pois ele trabalha registrado e contribui com o teto ao INSS?
2ª) A empresa descontou o INSS com o valor base da contribuição antiga, eu posso descontar a diferença ou a empresa irá descontar posteriormente?
Obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade