x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 1.293

Parcelamento INSS x Benefícios

Nicoly Calixto

Nicoly Calixto

Prata DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 3 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 11:14

Olá colegas, empresa nunca pagou o INSS dos funcionários e agora optou pelo parcelamento do INSS, minha dúvida é: Isso impossibilitará os funcionários a requererem um auxílio doença, aposentadoria um dia? Como o INSS computa esse tempo que foi pago por meio do parcelamento? 

Obrigada desde já

Thais Bragion

Thais Bragion

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 11:42

Olá Nicoly...

Até onde vai conhecimento, o funcionário não é prejudicado. Se estiver com o registro em carteira e  os holerites em mãos, o INSS não dará a negativa por conta disso. 

Já tive casos no escritório em situações como esta.

Lembrando que o cliente não repassar o valor descontado é crime de "apropriação indébita". Embora disse, que agora ele esteja pagando através de parcelamento.

Eliezer

Eliezer

Iniciante DIVISÃO 3 , Consultor(a) Recursos Humanos
há 3 anos Quarta-Feira | 16 março 2022 | 11:46

Bom dia.
O benificiário não é prejudicado, por uma falta do empregador. Para previdência social o que vai constar é que foi descontado da folha de pagamento do funcionário e o empregador não repassou o valor. Claro que para constar que existe a pendencia o empregador deve ter declarado em GFIP/ESOCIAL. Quando ocorre o parcelamento é o acerto de uma pendencia da empresa com a previdência social, não envolve o funcionário, ele no caso é a vitima na situação. 
Espero ter ajudado. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade