x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 213

Retificação GFIP e Compensação INSS

Bruno Karaski Bassora

Bruno Karaski Bassora

Prata DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 28 março 2022 | 17:07

Boa tarde colegas, tenho a seguinte situação e peço orientação:

1) Empresa Lucro presumido, recolheu entre 2013-2015 prolabore para o sócio 2, quando este não teria retirada conforme contrato social
2) de 2015-2019 recolheu-se pra ambos os sócios, 1 e 2, quando deveria ser apenas 1

Nessa situação, pensamos fazer o seguinte:

1) Retificar as GFIPS para o sócio correto de 2013-2015
2) Retificar as GFIPS de 2015-2019, informando apenas o sócio 1. Nesse caso geraria um saldo credor INSS, e ai fariamos a compensação em Perdcom-web, compensando IRPJ/CSSL futuros.

Estou correto? O perido que passou 5 anos perdemos o credito?

Obrigado

Danielle Ramos

Danielle Ramos

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 2 anos Quinta-Feira | 31 março 2022 | 07:59

Bom dia, pessoal

A empresa a qual estou, terceirizou o departamento pessoal da Empresa. O escritório contábil fez um levantamento de anos passados e recuperam uns créditos previdenciários. O fato que esse escritório contábil de dois meses para cá não paga a guia da GPS, isso está correto? 
Será que isso não vai impactar na contribuição pessoal de cada funcionário? Um exemplo: quando o funcionário for se aposentar o INSS vê que não houve recolhimento de alguns meses para esse funcionário e com isso atrasar a aposentaria dele.

Poderiam me esclarecer?
Obrigada

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.