Gislene Sales
Bronze DIVISÃO 5 , Chefe Recursos HumanosBoa tarde colegas,
estou com um probleminha aqui com um ex cliente do escritório. o caso é o seguinte, o ultimo mes que prestamos serviços para a empresa em questão foi janeiro/2021.
a entrega da RAIS, ano base 2020, foi de 13/03/2021 a 30/04/2021. o outro escritorio, que assumiu a empresa em fevereiro/2021, não fez a entrega da RAIS, e tambem não solicitou que fizessemos, porque claro, que por parceria com nossa classe contabil, eu faria, sem duvidas.
a questão é que, agora os funcionarios foram em busca do abono do pis, e não tinha informação da RAIS la, e eles mandaram todos os funcionarios virem atras do antigo escritorio, e tambem alegaram que nós temos que transmitir e pagar a multa do atraso da entrega.
entendo que pra gente seria mais facil fazer a entrega, mas sempre quando chega empresas vindas de outra contabilidade, eu entendo que a responsabilidade a partir daquele momento é minha, e preencho mês a mes os meses anteriores, exatamente para fazer a entrega da RAIS e DIRF, então imaginei que como eles não pediram pra fazer a entrega, fizeram o mesmo que eu costumo fazer...
e agora, tem algum respaldo legal para eles afirmarem tanto que a culpa é do antigo escritório?
Ps: entendo que houve uma imensa falta de comunicação, porque com empresas que sairam e que chegaram sempre houve comunicação com outras contabilidades, sempre ajudamos uns aos outros. Nem certificado o escritorio anterios tinha mais, a empresa saiu 2 meses antes do prazo de entrega iniciar. Ja teve uma outra empresa que eu enviei a RAIS e outro escritorio que tinha assumido ja tinha preenchido as informações manualmente e tinha enviado, deu duplicidade, o salario dos trabalhadores dobrou e com a retificação da RAIS, receberam bem depois o abono do pis. Enfim, o escritorio anterior não sabia que a o outro escritorio atual não enviaria, e o escritorio atual não entrou em contato em nenhum momento solicitando a entrega ou o arquivo em pdf da RAIS, nada, somente agora. infelizmente os prejudicados serão os trabalhadores que receberão mais na frente. Entendo que legalmente falando, a responsabilidade contabil do escritorio anterior, finalizou em janeiro/2021 e do escritorio atual começou em fevereiro/2021, enfim, legalmente falando, de quem é a responsabilidade pela multa?
Agradeço desde ja.