x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 9.563

Baixa na carteira de trabalho digital

Stephanie Neves

Stephanie Neves

Bronze DIVISÃO 3 , Operador(a) Telemarketing
há 4 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 13:24

Olá pessoal, boa tarde. 
Estou com a seguinte situação. Fui admitida na empresa X em 10/03/2022 e demitida dia 19/04/2022. Contrato de experiência.
A empresa ainda não deu baixa na minha carteira de trabalho digital, e nem sequer se posiciona referente. Posso abrir uma denuncia no ministério do trabalho sobre a situação? Entendo que o prazo é 10 dias após o desligamento, correto? E a digital ainda continua em aberto. Foi assinada digitalmente tbm.

Thais Bragion

Thais Bragion

Bronze DIVISÃO 5 , Analista Recursos Humanos
há 4 anos Quinta-Feira | 12 maio 2022 | 13:41

Stephanie, muito boa tarde!

Neste caso, assim como tem acontecido com muita gente, o envio da informação é feito no e-social, porém, por algum problema que nós desconhecemos, esta baixa ou alterações não estão indo para a carteira.

Como a demissão foi em 19/04 e o sistema do e-social está com problemas tem muuuuuuitos dias, sugiro que espere até o dia 20/05 (as empresas tem até dia 15/05 para envio de informações e o sistema pode estar congestionado ou sofrerá algum atualização em massa). Se após este período não aparecer a baixa, vá até a empresa e peça que eles imprimam no sistema do e-social a baixa e n° do recibo de envio e procure o Ministério do Trabalho ou ligue no 135 para que eles façam esta atualização.

Contudo, se abaixa não foi feita, ai sim, deve procurar uma orientação jurídica.

Espero ter ajudado.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies