x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.578

Obrigações Trabalhistas Simples Nacional

Célia Pereira

Célia Pereira

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 08:10

Olá pessoal.

Estou analisando a possibilidade de pegar uma empresa do simples nacional para fazer a contabilidade e todas as obrigações pertinentes, no entanto, não tenho conhecimento aprofundado na área trabalhista.

A empresa é, como já dito, optante pelo Simples Nacional, não possui funcionários e os sócios não fazem retirada de pró-labore e nem de lucros.

1) Pelas minhas pesquisas, não caberia a entrega de nenhuma obrigação para a Receita. Estou correta nessa afirmação?

2) Caso os sócios venham retirar lucros, além da DIRF, há alguma outra obrigação a ser entregue?

Quem puder ajudar, ficarei imensamente grata!

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 1 ano Sexta-Feira | 20 maio 2022 | 08:17

Célia, 

Dê uma lida neste material Simples Nacional, acredito que ele te esclarecerá.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 22 maio 2022 | 01:02

Boa noite,
Primeiramente o pró-labore não seria opcional., principalmente quando olhamos pelo fato de que não existe funcionário na empresa. Sendo assim o sócio DEVE ser remunerado pelos serviços prestados. Devido a essa retirada, voltaremos a sua questão inicial e a resposta é que o pró-labore deverá ser informado mensalmente ao e-social e também haverá a necessidade de entrega da DCTFweb e quanto a Dirf, a empresa estará obrigada caso se enquadrar no artigo 2º ou 3º da instrução normativa nº 1990.

 Lei n° 8.212, de 24 de julho de 1991

"Art. 12. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:
V – como contribuinte individual: