x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.009

Divergência de nome nos documentos

Diego

Diego

Bronze DIVISÃO 1, Analista Administrativo
há 1 ano Sábado | 21 maio 2022 | 20:35

Olá, prezados. Preciso de uma grande ajuda na seguinte situação. Uma candidata enviou vários comprovantes com nome divergente entre eles faltando a preposição "de".
Certidão de nascimento: Sem a preposição “de;
RG: com a preposição “de”;
CPF: Sem a proposição “de”.
Nesse caso, qual seria o certo a fazer? validar o nome pelo RG ou pela certidão (está divergente entre eles) ou negar o documento que estiver divergente o nome entre RG, Certidão e CPF ou teria alguma sugestão de outro alinhamento? Levando em consideração que agora a base do eSocial é a do CPF.

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Domingo | 22 maio 2022 | 08:54

Diego, bom dia.

O documento que é base para elaboração de outros é e sempre será a Certidão de Nascimento.

Dessa forma, com base no exposto, deduzo que o nome correto da pessoa é SEM a preposição "de". Podemos ver que o CPF também está sem. Desta forma, o que provavelmente está errado é o RG.

Contudo, não vejo motivo para rejeitá-lo, caso o restante das informações estejam corretas: local de nascimento, nome do pai e da mãe, comparados a Certidão de Nascimento.

Acho que orientar a pessoa para realizar a regularização deste documento seria o suficiente. Levando em consideração também que a base do eSocial cruza com o que está no CPF, e se CPF e Certidão de Nascimento estão iguais, então tudo ok para você.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 1 ano Domingo | 22 maio 2022 | 15:40

Diego,

Tambem sigo a mesma linha de pensamento do colega acima Yuri, pois a divergência e somente no RG, procure a funcionaria informe a mesma se ela ja tinha observado essa questão e veja com ela pra corrigir no orgão emissor.

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.