Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 3.127

Auxílio doença X Licença maternidade

Patrícia

Patrícia

Iniciante DIVISÃO 1, Recepcionista
há 1 ano Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 02:26

   Grávida , fui encaminhada ao pisciquiatra pela médica obstetra que acompanha a minha gravidez , o médico pisciquiatra me afastou por 30 dias e fui direcionada ao INSS  . 
Agendada a perícia no dia , o médico que iria me atender não foi , então a perícia foi reagendada .  Porém a data do reagendamento do INSS já terei ganhado neném .  

Como previsto 28 dias antes do parto minha médica me deu licença maternidade , que encaminhei a empresa . 

 As dúvidas são as seguintes : 

- A data da licença maternidade está dia 09/06 , a empresa me comunicou que o INSS que paga a minha licença e que eu passo a receber somente pagamento , ou seja ... Voltei a receber somente 5 dia útil do mês que vem . Este pagamento será referente ao mês 07 com a correção dos dias referente ao mês 06 a partir da data da licença maternidade ? 

-Dei entrada no auxílio doença dia 14/04, a perícia marcada para dia 01/06 o médico faltou então foi reagendado 03/08 .  Nesta data já terei ganhado neném e estarei recebendo auxílio maternidade ,  como ficarão os meses que fui afastada pelo INSS , aguardando perícia médica ? 
 

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 16 junho 2022 | 08:39

1   - A data da licença maternidade está dia 09/06 , a empresa me comunicou que o INSS que paga a minha licença e que eu passo a receber somente pagamento , ou seja ... Voltei a receber somente 5 dia útil do mês que vem . Este pagamento será referente ao mês 07 com a correção dos dias referente ao mês 06 a partir da data da licença maternidade ? 

R- Se vc trabalha em uma EMPRESA quem vai pagar o Salario Maternidade e a EMPRESA, com relação ao auxilio doença que foi reagendado quem vai pagar e o INSS, desde o dia que vc agendou até o dia da perícia,
Agora se você e empregada DOMESTICA quem vai pagar o Salário Maternidade e o Auxilio doença e o INSS, vc precisa dar entrada no Salario Maternidade.

2 - Dei entrada no auxílio doença dia 14/04, a perícia marcada para dia 01/06 o médico faltou então foi reagendado 03/08 .  Nesta data já terei ganhado neném e estarei recebendo auxílio maternidade ,  como ficarão os meses que fui afastada pelo INSS , aguardando perícia médica ? 

R - Nesse caso quem irá pagar e o INSS desde o dia 14 de Abril até o dia 03 de Agosto, como vc menciona que irá ter ganhado o neném, então o pagamento do auxilio doença e até um dia antes do parto, ok.

Carlos Alberto
12.99768.5454



















Analucia

Analucia

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Administrativo
há 14 semanas Quinta-Feira | 18 janeiro 2024 | 14:02

Boa tarde!

Temos uma funcionária  Gravida que foi afastada por auxilio doença  em 08/2024 até  29/12/2024.
Em 07/10/2024 as crianças  (gemeos)nasceram.
Ela não comunicou a empresa, pois estava afastada até  29/12/2024.
Como fica  a licença maternidade dela neste caso?
Posso  afastar pelos 120  dias  a partir de 01/01/2024? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.