Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 212

Trabalho aos Domingos com 02 folgas semanais

Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 2 agosto 2022 | 16:43

Boa tarde, 
a situação em que um funcionário trabalha de quarta à domingo, folgando segunda e terça. É obrigado a dar uma folga no domingo a cada 03 trabalhados, certo?!  Quando essa folga cair no domingo, o funcionário poderá trabalhar na terça, como se fosse a troca da folga?  Nessa situação ele não trabalhará mais que 06 dias seguidos, pois depois folgará normalmente na segunda e terça. 
Meu pensamento está correto ? 

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 1 ano Terça-Feira | 2 agosto 2022 | 16:48

Elis Camatta Cecato, boa tarde.

Para mim, sim, corretíssimo o seu raciocínio.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."
Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 3 agosto 2022 | 10:05

Bom dia,
Pelo que foi falado aqui é dada uma folga ao domingo a cada três domingos trabalhados, é isso?
Na Lei 10.101/00 está disposto o seguinte:
"Art. 6o  Fica autorizado o trabalho aos domingos nas atividades do comércio em geral, observada a legislação municipal, nos termos do art. 30, inciso I, da Constituição.              (Redação dada pela Lei nº 11.603, de 2007) 
Parágrafo único.  O repouso semanal remunerado deverá coincidir, pelo menos uma vez no período máximo de três semanas, com o domingo, respeitadas as demais normas de proteção ao trabalho e outras a serem estipuladas em negociação coletiva."

Entendo que a cada 3 domingos um deverá ser o repouso semanal, ou seja, a cada dois domingos trabalhados e não três, salvo engano. 

Elis Camatta Cecato

Elis Camatta Cecato

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 3 agosto 2022 | 12:33

Ei Thiago, boa tarde. 
Sobre essa questão de uma folga coincidir com o domingo, a cada três semana trabalhadas, ok. A Minha dúvida é se posso trocar essa folga ... já que o funcionário não trabalha nem segunda e nem terça, quando ele folgar o domingo, se ele poderá trabalhar em um desses 02 dias. 

Thiago Souza

Thiago Souza

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 3 agosto 2022 | 14:38

Entendi essa parte, so tentei complementar pois acho que entendi errado a questão do trabalho aos domingos. Eu havia entendido que pelo que foi descrito a folga poderia estar acontecendo após 3 domingos trabalhados. Entendi que o funcionário estaria trabalhando três domingos e folgando no quarto, mas creio que interpretei errado mesmo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.