x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 291

Faltas justificadas

Cristiane

Cristiane

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 11:27

Bom dia pessoal!

Em Agosto 2022 funcionário faltou e apresentou somente o resultado exame COVID negativo.

A empresa pode considerar somente o resultado do exame abonando assim a falta do dia?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 13:54

Cristiane, boa tarde.
Quando se trata de SAÚDE do empregado(a) a empresa DEVE encaminhar ao médico do trabalho, esse que irá decidir se abona ou não. O RH/DPessoal NÃO PODE avaliar o ATESTADO, isso porque ele(rh/dp) não tem formação para tal, e também o empregado(a) PODE até ingressar com uma ação na Justiça por Danos Morais, ok.
Tenha cuidado, já vi e presenciei vários casos onde a empresa foi punida por causa do rh/dp, onde o depto médico não era consultado.

Cristiane

Cristiane

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 1 ano Quinta-Feira | 11 agosto 2022 | 15:32

Correto sr. Carlos Alberto
porém ela apresentou atestado médico dias 05;06 e 07 agosto (justificado por atestado) e o dia 08 agosto ela faltou e apresentou somente o resultado do exame que fez neste dia 08/08, ou seja após avaliação médica no qual concedeu 3 dias atestados e no dia 8 tem somente o resultado do exame, posso considerar este resultado exame para abonar a falta? Tem algum embasamento legal?  Carlos Alberto dos Santos

LEONARDO LUIS EUFRASIO DE CARVALHO

Leonardo Luis Eufrasio de Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 1 ano Sexta-Feira | 12 agosto 2022 | 14:25

Cristiane,
Da uma olhada em uma das MP's do Covid-19 se não me falha a memoria tem uma parte que foi alterar isentando de apresentação de atestado para abonar falta de funcionários com sintomas e/ou tratamento de covid-19.
Releva, vai prejudicar a pessoa, se não houve prejuízo para a empresa no período de ausência analisa direitinho e deixa rolar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.