x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 276

Natália Fogaça

Natália Fogaça

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Terça-Feira | 17 janeiro 2023 | 22:09

Boa noite pessoal, será que alguém pode me ajudar?


Estou com o seguinte problema, já tinha uma funcionária registrada e agora ela teve um filho, ou seja, cadastrei dependente de IR, enviei o 2205 deu certo, porém uma pessoa que trabalha no mesmo setor que eu achou que deveria enviar uma retificação do 2200, simplesmente foi lá e enviou para o e-social, depois disso começou  a dar o seguinte erro: O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório para fins de imposto de renda.
Ação Sugerida:
Verifique a dependência de IRRF do dependente. O CPF do dependente torna-se obrigatório para fins de imposto de renda quando o mesmo é dependente de IRRF.

Só que está tudo correto, inclusive entrei no e-social e os dependentes estão lá...


Nesse caso o que pode ser feito? Por que será que está dando erro? 


E tem outro funcionário que estava com a data de nascimento errada, ele foi na receita corrigiu os dados, também foi corrigido no sistema, foi enviada retificação do 2200 e alteração do 2205, porém o 2200 volta com o seguinte erro:  A data de nascimento do trabalhador está divergente da base da Receita Federal. Verifique se os dados foram digitados corretamente ou oriente o trabalhador para procurar uma unidade conveniada da Receita Federal para atualizar os dados.
E o 2205 também volta com erro: Data de Nascimento cadastrada no eSocial inválida.
Ação Sugerida: Verifique se a data de nascimento previamente cadastrada no eSocial está correta. Ela deve ser igual à data de nascimento informada no cadastro do trabalhador nas bases da RFB.

Alguém sabe me dizer o porquê desses erros ou já passou por Isso? Eu consultei o CPF na receita e na qualificação cadastral, está tudo ok...


Desde já agradeço!

Lyncon Aguiar

Lyncon Aguiar

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 1 ano Quarta-Feira | 18 janeiro 2023 | 09:27

Bom dia Natalia, tudo bem?

Tente entrar em contato diretamente com o pessoal do seu sistema, uma vez que os dados dentro do portal do e-social e a qualificação cadastral estão corretos.

Abraços.
_________________________________
Lyncon Aguiar
Gestão de RH | Direito do trabalho
Linkedin: /in/lyncon-aguiar/

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.