
Natália Fogaça
Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal Boa noite pessoal, será que alguém pode me ajudar?
Estou com o seguinte problema, já tinha uma funcionária registrada e agora ela teve um filho, ou seja, cadastrei dependente de IR, enviei o 2205 deu certo, porém uma pessoa que trabalha no mesmo setor que eu achou que deveria enviar uma retificação do 2200, simplesmente foi lá e enviou para o e-social, depois disso começou a dar o seguinte erro: O preenchimento do campo CPF dos dependentes é obrigatório para fins de imposto de renda.
Ação Sugerida:
Verifique a dependência de IRRF do dependente. O CPF do dependente torna-se obrigatório para fins de imposto de renda quando o mesmo é dependente de IRRF.
Só que está tudo correto, inclusive entrei no e-social e os dependentes estão lá...
Nesse caso o que pode ser feito? Por que será que está dando erro?
E tem outro funcionário que estava com a data de nascimento errada, ele foi na receita corrigiu os dados, também foi corrigido no sistema, foi enviada retificação do 2200 e alteração do 2205, porém o 2200 volta com o seguinte erro: A data de nascimento do trabalhador está divergente da base da Receita Federal. Verifique se os dados foram digitados corretamente ou oriente o trabalhador para procurar uma unidade conveniada da Receita Federal para atualizar os dados.
E o 2205 também volta com erro: Data de Nascimento cadastrada no eSocial inválida.
Ação Sugerida: Verifique se a data de nascimento previamente cadastrada no eSocial está correta. Ela deve ser igual à data de nascimento informada no cadastro do trabalhador nas bases da RFB.
Alguém sabe me dizer o porquê desses erros ou já passou por Isso? Eu consultei o CPF na receita e na qualificação cadastral, está tudo ok...
Desde já agradeço!