x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 217

Vitória

Vitória

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar
há 1 ano Quarta-Feira | 8 fevereiro 2023 | 14:36

Oii Boa tarde, tudo bem?
Pessoal por gentileza me tirem uma duvida.

Onde eu trabalho uma colaboradora pediu demissão no dia 18/01/2023 e o aviso prévio se iniciou na mesma data. houve a redução de 7 dias e ela trabalhará até o dia 10/02/2023. Marcamos o exame demissional  e Ontem dia 07/02/2023 ela fez, faltando apenas 3 dias para o fim do aviso. O que eu gostaria de saber é:
tem algum problema a colaboradora fazer o exame demissional 3 dias antes de terminar o aviso prévio? irá dar algum problema ao lançar no e-social? ainda não sei muito sobre a área espero que alguém possa me tirar essa Duvida desde já agradeço.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 1 ano Quarta-Feira | 8 fevereiro 2023 | 15:35

O prazo para a realização do exame médico demissional é de até 10 dias contados da data do desligamento.
Entretanto, a redução da jornada de trabalho de duas horas diárias ou sete dias corridos, durante o cumprimento do aviso prévio, só se aplica se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador. 
 

Vitória

Vitória

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar
há 1 ano Quinta-Feira | 9 fevereiro 2023 | 08:34

tem algum problema a colaboradora ter feito o exame demissional 3 dias antes de terminar o aviso prévio? irá dar algum
problema ao lançar no e-social? ainda não sei muito sobre a área espero
que alguém possa me tirar essa Duvida desde já agradeço.



José Egídio Matoso

José Egídio Matoso

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Técnico
há 1 ano Quinta-Feira | 9 fevereiro 2023 | 09:14

Bom dia Vitória,
não vejo problema nenhum a antecipação do exame (ASO), aliás, até aconselho meus clientes encaminhar o empregado para o exame na última semana do final do Aviso´Prévio.

Confirmando uma resposta acima, a redução de duas horas ou sete dias só se aplicada na dispensa sem justa causa. No pedido de demissão com aviso trabalhado não se aplica.

Dê uma olhada neste link:
fazer exame demissional antes do termino do aviso - Departamento Pessoal e RH (contabeis.com.br)

Espero ter ajudado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.