x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 160

TCC Metodologia Demissão.

Rafael Vieira

Rafael Vieira

Bronze DIVISÃO 4, Estagiário(a)
há 1 ano Domingo | 19 março 2023 | 23:09

Estou fazendo um tcc da universidade e gostaria que o pessoal que tem experiência na área de DP pudesse responder para mim.
"Quais as principais dificuldades encontradas pelas empresas ao lidar com as obrigações fiscais e trabalhistas relacionadas à demissão."

De acordo com o ChatGPT:
1)Cálculo correto das verbas rescisórias: calcular as verbas rescisórias de forma correta pode ser um desafio para as empresas, pois existem diversas variáveis envolvidas, como o tipo de rescisão, o tempo de serviço do funcionário, o salário e benefícios recebidos, entre outros fatores.
(Acredito que isso não é problema hoje em dia, visto o controle digital e informações sobre cada tipo de rescisão)
2)Cumprimento dos prazos legais: a legislação trabalhista estabelece prazos para o pagamento das verbas rescisórias e para a entrega dos documentos necessários ao funcionário, como a guia do seguro-desemprego e o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho (TRCT). O não cumprimento desses prazos pode acarretar em multas e penalidades para a empresa.
(Acredito que isso não é problema hoje em dia, todos tem um calendário com datas e conseguem se planejar melhor, até mesmo fazer hora extra para finalizar ou até mesmo em casa)
3)Conhecimento da legislação trabalhista: a legislação trabalhista brasileira é complexa e está em constante mudança, o que pode dificultar o entendimento das empresas sobre suas obrigações em relação às demissões. É importante que as empresas estejam sempre atualizadas em relação às normas trabalhistas para evitar erros e penalizações.
4)Comunicação adequada com o funcionário: é importante que as empresas comuniquem adequadamente aos funcionários sobre os motivos da demissão, bem como sobre seus direitos e deveres nesse processo. A falta de comunicação clara e objetiva pode gerar insatisfação e até mesmo processos trabalhistas.
(Acredito que isso não é problema hoje em dia)
5)Gerenciamento de conflitos: as demissões podem gerar conflitos entre funcionários e empresa, principalmente se o motivo da demissão for contestado pelo empregado. É importante que a empresa saiba gerenciar esses conflitos de forma adequada, buscando soluções pacíficas e evitando processos judiciais.

Acredito que os maiores problemas hoje sejam a falta de produtividade, softwares ruins, alguns cálculos manuais, falta de integrações, falta da digitalização por parte das empresas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.