x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 10

acessos 1.344

Vale Transporte

EDIVALDA SANTOS

Edivalda Santos

Prata DIVISÃO 1 , Técnico Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:01

Boa tarde..me tirem uma duvida...o funcionário recebe no inicio do mês o vale transporte integral e é descontado 6% do seu salario base...e no mesmo mês ele falta 4 dias..eu posso no mês seguinte descontar esses dias que ele faltou no mês anterior não pagando o vale integral e sim proporcional? grata

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:26

Mozart,

Aqui na empresa nós adotávamos este procedimento. Porém, alguns funcionários reclamaram pelo fato de trocar dinheiro por crédito em cartão. Como somos uma empresa de terceirização de mão-de-obra, os clientes sempre fazem pressão para que a vontade do funcionário seja atendida. E por isso passamos a descontar os vales de faltas do próprio benefício com um controle a parte.
Minha dúvida: O pagamento a menor do VT referente as faltas pode trazer alguma complicação legal para a empresa?
Grato,

Foco no resultado!
Mozart Rodrigues e Silva Neto

Mozart Rodrigues e Silva Neto

Ouro DIVISÃO 1 , Analista Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:37

Olha, não tenho base legal pra isso e tudo o q vejo ao pesquisar na internet fala q pode ser feito dessas duas formas, porém, em uma homologação no MTE o fiscal me orientou a descontar o valor do VT na folha de pagamento e pagar os vales sempre para o mês inteiro, de forma que o empregado sempre tenha como se deslocar ao trabalho, pois o mesmo pode faltar alegando que não recebeu VT suficiente.

Desde então procedo dessa forma.

Valter Gonçalves

Valter Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 16:53

Quanto mais discriminado melhor. Então é sempre a melhor solução fazer o que nosso amigo Mozart disse, pagar integralmente o cartão e descontar os valores, em relação aos períodos não trabalhados, discriminados em folha.

Antônio Carlos Passos Damasceno

Antônio Carlos Passos Damasceno

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Recursos Humanos
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 17:08

Sempre desconto no pagamento de VT seguinte as faltas, visto que descontar no pagamento corrente o mesmo pode alegar que não tem meios para trabalhar, o que seria uma inverdade, porém não é bom combater sem a necessidade.

Antônio Carlos P. Damasceno
Assistente de Recursos Humanos
Graduando em Ciências Contabéis
Valter Gonçalves

Valter Gonçalves

Prata DIVISÃO 3 , Encarregado(a) Pessoal
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 18:39

Eu entendo o Antônio Carlos quer dizer.
A utilização do vale-transporte é exclusiva para o deslocamento residência-trabalho e vice-versa.
Se é concedido ao empregado valores suficientes para os deslocamentos nos próximos 30 dias e ele não comparecer ao trabalho em um dia, nesse período, teria que sobrar os valores desse dia. Então também não vejo problema em diminuir a carga dos valores em um dia dos próximos 30 dias.
Agora se ele alegar que não teve como vir trabalhar por falta dessa diminuição é porque ele está utilizando esses valores para outros fins. Nesse caso e para ser mais radical, a legislação prevê até mesmo a demissão por justa causa.
Mas continuo na minha opinião de que quanto mais discriminado melhor.

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies