x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 4.152

Contribuições não aparecem no Extrato do meuinss (Cnis) de Autônomos

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 1 ano Terça-Feira | 18 abril 2023 | 08:48

A primeira recomendação é verificar se os pagamentos foram realizados dentro do prazo e com os valores corretos. Se houver algum pagamento em atraso ou com valor incorreto, deve-se providenciar a regularização.

Em seguida, é preciso verificar se o contador informou os pagamentos corretamente ao INSS.
Para isso, é possível acessar o Portal do eSocial ou do Portal do Empregador Doméstico, dependendo da situação do contribuinte autônomo, e verificar se as informações de pagamento estão corretas e foram transmitidas ao INSS.

Se os pagamentos foram realizados corretamente e informados ao INSS, mas ainda assim não estão aparecendo no Extrato CNIS, pode ser necessário abrir uma solicitação de análise junto ao INSS, através do portal Meu INSS ou de atendimento presencial em uma agência do INSS. Nessa solicitação, é importante informar os dados dos pagamentos e apresentar comprovantes de recolhimento, como guias de pagamento e comprovantes de depósito bancário.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.