x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 1.609

O novo Ponto Eletrônico vai ser adotado?

Pablo advogado

Pablo Advogado

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 8 julho 2010 | 17:05

Com o novo Ponto Eletrônico (Portaria 1510/2009 do MTE), que obriga as empresas a adquirir um novo aparelho e a respeitar várias restrições, sua empresa adotará o novo ponto eletrônico?

Qual vai ser o impacto?

Fiquei sabendo que muitas empresas estão abandonando o ponto eletrônico e passando a utilizar o ponto manual ou mecânico, tanto por conta dos altos custos (esse novo aparelho custa pelo menos 2 vezes a mais que os antigos), como também pelos problemas no dia-a-dia das empresas que serão causados.

Você discorda com o novo ponto eletrônico ou concorda? Porque?

No blog Relações do Trabalho tem várias notícias e documentos de entidades contra o novo ponto. Você concorda?

Seguem algumas:

OcultoD1F501279B7EE7814557" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Ponto Eletrônico - Nota Técnica da CNI

Associação de Procuradores do Trabalho defende o novo Ponto Eletrônico

No CNI em Ação: "CNI se reúne com MTE e pede fim do novo ponto elet...

IDV pede revogação do novo Ponto Eletrônico

No CNI em Ação: "CNI solicita que governo reveja novo ponto eletrônico"

No Bragança Jornal Diário: "Obrigatoriedade do ponto eletrônico eleva custos de micro e pequenas empresas, diz Fiesp"

No Jornal de Jundiaí: "Portaria representa retrocesso" (Ponto Eletrônico)

Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 15:21

Pessoal,

Tenho certeza que muitas empresas vão deixar de utilizar o ponto eletrônico por causa das alterações. Pelo menos todos os meus clientes deixaram de utilizar. Mas o debate é interessante, pois o novo modelo de ponto eletrônico também trás vantagens para o empregador. Por exemplo, com a emissão do comprovante, o ônus da prova passa a ser do funcionário em caso de ação trabalhista.

Foco no resultado!
Pablo advogado

Pablo Advogado

Iniciante DIVISÃO 3 , Advogado(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 9 julho 2010 | 15:25

não sei se o Õnus de prova vai passar a ser do trabalhador não. É discutível, eu com certeza argumentaria isso, mas, se você pensar, a obrigação de guarda dos dados ainda é da empresa, bem como o princípio protetivo no processo do trabalho (travestido de princípio da aptidão para a prova), nesse caso, ainda impera para manter o ônus do empregador.

Sinceramente, vejo que as ações vão dizer o seguinte: eu marcava ponto eletrônico, mas não guardava os papéis emitidos. Como a empresa tem a obrigação de guardar essas informações, solicito que determine à empresa a apresentação do extrato de horas marcadas.

E a situação continuará a mesma.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade