x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 333

Compra de férias e fracionamento

Ana Luísa Rodrigues Silva

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 1 ano Terça-Feira | 9 maio 2023 | 09:59

Olá. bom dia.

Tenho um funcionário que tirou férias de 19/12/2022 a 02/01/2023 (15 dias), ficando com saldo de 15 dias. Ele deseja vender 10 dias, e tirar 5 dias de férias. 
Minha contabilidade disse que é impossível, que a única maneira de comprarmos as férias de um funcionário é comprando 10 dias e dando 20 dias de férias DIRETO para o funcionário, tudo de uma vez, sem fracionar. Isso está correto?
Por favor, preciso de ajuda com essa questão! 

Iniciante DIVISÃO 5 , Assistente Administrativo
há 1 ano Quarta-Feira | 10 maio 2023 | 11:29

Sim, sobre a venda dos 10 dias, eu entendo. Minha dúvida é em relação a não poder fracionar os 20 dias de férias que ele tem como saldo. 
Ele só pode tirar 20 dias de uma vez? 
Ou posso dar 15 dias, e depois mais 5?!
Ou então, a empresa não pode comprar esses 10 dias, e ele gozar esses 5 dias de saldo que ficariam? 
A compra das férias deve ser feita antes do funcionário entrar de férias, por isso não se aplica no caso deste funcionário? É isso? 

Obrigada desde já!

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 1 ano Quinta-Feira | 11 maio 2023 | 08:27

Ótimo dia!

Isso! Ele pode tirar 15 dias agora, e os outros 5 dias depois vendendo os 10 dias! 
A legislação permite o fracionamento das férias em até 3 vezes, só respeitando algumas regras, que seria um desse periodo ser maior que 14 e nenhum periodo a baixo de 5 dias.

Bárbara Nunes Barbosa

Bárbara Nunes Barbosa

Iniciante DIVISÃO 4 , Advogado(a)
há 1 ano Quinta-Feira | 11 maio 2023 | 09:54

Olá Jacqueline, tudo bem ?
Estou com uma dúvida e assunto pendente será que consegue me informar?

Empregado cumprindo aviso prévio começado no dia 19/04 até o dia 18/05.Adiantamento 40% do salário é pago no dia 19/05, empregado recebe? Com cumprimento do aviso prévio até o dia 18/05 a empresa tem até qual data para realizar o pagamento? Vale lembrar que foi o empregado quem pediu demissão.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade