Renato Coutinho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista PessoalDevo transmitir para o eSocial o ASO (s-2220) de retorno ao trabalho emitido pelo médico do trabalho como INAPTO?
respostas 1
acessos 2.961
Renato Coutinho
Bronze DIVISÃO 5 , Analista PessoalDevo transmitir para o eSocial o ASO (s-2220) de retorno ao trabalho emitido pelo médico do trabalho como INAPTO?
Viviane Farias
Prata DIVISÃO 2 , Assistente Depto. PessoalRenato,
O ASO deve ser enviado SIM ao eSocial por meio do evento S-2220 - Monitoramento da Saúde do Trabalhador Fonte 1. Caso o ASO de retorno ao trabalho emitido pelo médico do trabalho seja inapto, ou seja, que o trabalhador ainda não está em condições de voltar a exercer suas atividades, ele deve ser enviado ao eSocial dentro dos prazos estabelecidos pelo Manual do eSocial Fonte 2. O prazo varia de acordo com o motivo e a duração do afastamento, mas em geral deve ser enviado até o dia 7 do mês subsequente à competência em que ocorreu a alteração ou até o envio do evento “S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos”, o que ocorrer primeiro. Caso não seja feito o envio do ASO inapto ao eSocial, a empresa pode estar sujeita a multas e penalidades por descumprimento das obrigações acessórias. Além disso, o trabalhador pode ter problemas para receber o benefício previdenciário a que tem direito, caso seja deferido pelo INSS Fonte 3. Portanto, é importante enviar o ASO inapto ao eSocial nos prazos corretos e manter os dados atualizados.
Só veja se a empresa de Medicina do trabalho já não enviou o ASO. Pois essa parte compete a eles.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade