x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 2.501

Dispensa de funcionária grávida

Antônio Carlos Passos Damasceno

Antônio Carlos Passos Damasceno

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Recursos Humanos
há 15 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:22

Tenho um grande problema. Tenho uma funcionária problemática em alguns sentidos: tem muitos atestados, o turno dela é 11 às 18 e o da colega é 18 às 00 e a mesma não gosta de "dobrar" quando a colega falta dentre outras...

Estou pensando em dispensá-la e a mesma chora pelos cantos a possibilidade de está grávida. Não existem provas, só suspeitas.

Tenho medo de dispensá-la: pela lei a mesma deve apresentar documento médico assinado e com protocolo da empresa afirmando a data de entrega do documento.

Posso disnpensá-la antes disto? Ela pode alegar que existia a suspeita da gravidez?

Antônio Carlos P. Damasceno
Assistente de Recursos Humanos
Graduando em Ciências Contabéis
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 16 julho 2010 | 17:43

Boa tarde amigos!

O idel seria que no momento da demissão, juntamente do ASO, você encaminhe a funcionária para fazer o exame de gravidez.

Discordo desta sujestão do amigo Rodrigo Mirandela Ferreira.

Isto porque o empregador é proibido de praticar qualquer ato de discriminação (cor, sexo, religião, etc.) dentro da empresa.
A exigência do atestado é visto pela fiscalização como uma discriminação da empregado pelo fato dela estar grávida.

Em um curso de rotinas trabalhistas ministrada pelo Prof. Elizeu Domingues Gomes, ele cita um caso onde a empresa pediu à empregada o teste de gravidez para exercer a sua função.
Este pedido foi para preservar a saúde da funcionária e, da criança caso ela estivesse grávida, já que na função que iria exercer, a exposição a certos tipos de produtos químicos causavam o aborto instantâneo.

Mesmo nestas circunstâncias e sendo o teste para preservar a mãe e a criança (no caso de gravidez), houve fiscalização do MTE e a empresa foi autuada.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Rodrigo Mirandela Ferreira

Rodrigo Mirandela Ferreira

Prata DIVISÃO 2 , Coordenador(a) Recursos Humanos
há 15 anos Sábado | 17 julho 2010 | 14:37

Boa Tarde Wilson,

Obrigado por sua colocação que esta 100% correta. Porém, pelo meu entendimento, se aplicaria nos casos de admissão. Como o colega Antônio pretende demitir sua funcionária, antes vai precisar saber se a mesma esta grávida. Pois se estiver, não poderá ser demitida.

Att,

Foco no resultado!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade