x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 11.829

LICENÇA MATERNIDADE - FALECIMENTO DA CRIANÇA

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 10:41

Temos um caso que a gestante saiu de licença, teve o bebê, porém o bebê ficou 05 meses em UTI e veio a óbito,

a mãe ficou os 120 dias de licença, venceu o prazo e como a criança estava ainda hospitalizada em UTI, prorrogou-se o prazo da Licença maternidade aguardando alta médica, para daí sim prorrogar por 120 dias após alta média a Licença maternidade

Porém no 5ª mês após nascer a criança faleceu,

Dúvida: Com o falecimento encerra-se a Licença Maternidade? ou após falecimento prorroga-se por período igual ao internamento (05 meses no caso)? Existe algum entendimento sobre essa situação?

Aguardo Nobres Colegas

Sds Osmair

ANNE SOUSA

Anne Sousa

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Depto. Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 11:18

Para fins de concessão do salário-maternidade, considera-se parto o evento que gerou a certidão de nascimento ou certidão de óbito da criança. Ou seja, caso seja realizado o parto, gerando assim uma certidão de nascimento e o bebê veio a falecer, dá o direito à licença maternidade de 120 dias.

Nesse caso, ela ficará afastada pelos 120 dias normalmente, que é o prazo da prorrogação estabelecido em Lei.

Prorrogação de licença-maternidade para famílias com bebês prematuros é aprovada na CAE. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou a extensão por mais 120 dias da licença-maternidade, após a alta hospitalar, para famílias com bebês prematuros (PL 386/2023).

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2 , Auxiliar Contabilidade
há 1 ano Sexta-Feira | 1 dezembro 2023 | 15:59

Anne de Souza

Ainda estou na dúvida

o falecimento considera-se como alta médica?

Filho nasceu 26/06/2023, ficou na UTI até 23/11/23 (quando faleceu) portanto totalizando 147 dias

A mãe se afastou em 26/06/2023 ficando os 120 dias que tinha direito (teoricamente acabaria em 26/10/23), como não ganhou alta médica, continuou em Licença maternidade (prorrogando) a espera de uma alta médica, pra daí sim contar 120 dias após essa alta.

Acontece que 147 dias após nascimento a criança faleceu

Pergunta: com a data do falecimento considera-se alta médica? e quantos dia a mãe ainda permanecerá em Licença Maternidade?

Att. Osmair

ANNE SOUSA

Anne Sousa

há 1 ano Segunda-Feira | 4 dezembro 2023 | 15:30

Osmar,

o marco inicial da licença-maternidade é a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido. Nesse caso, deve-se aguardar a alta da mãe e a partir daí se conta o período de prorrogação. Como você mencionou, tanto a licença, como a prorrogação dela, é de 120 dias. Então ela permanecerá afastada pelos dias que restam da prorrogação. Esse é meu entendimento. 

Sou iniciante no DP, tenham paciência comigo! :D
ELISABETE

Elisabete

Bronze DIVISÃO 3 , Não Informado
há 1 ano Terça-Feira | 16 abril 2024 | 17:09

Caro Osmair, 
Estou com a mesma situação que vc teve e gostaria de saber se vc encontrou solução para essa situação.

Desde já agradeço se puder compartilhar a solução encontrada.

Elisabete 

carlos alberto dos santos

Carlos Alberto dos Santos

Prata DIVISÃO 1 , Não Informado
há 27 semanas Sexta-Feira | 25 outubro 2024 | 16:17

boa tarde   

estou com esse problema tbm 

o bebe nasceu   e ficou 29 dias internado  e veio a obito  a mãe  teria direito  a prorrogação de licenca  nesse caso com o obito ela fica nos 120 dias ou eu prorrogo mais 29  totalizando  149 dias

os colegas acima como vcs resolveram

Samara Ernandes

Samara Ernandes

há 27 semanas Sexta-Feira | 25 outubro 2024 | 17:09

Pessoal, boa tarde!
Vocês viram o que o PL 2840/2022 diz? 
Quando o bebe nasce e fica internado na UTI a licença maternidade da mãe é prorrogada e somente dá início quando a mãe ou o bebe tiver alta.

O texto prevê que a licença-maternidade somente será contada após a alta da mãe ou de seu filho, o que ocorrer por último, desde que a internação ultrapasse 15 dias.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade