x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 990

Empresa familiar e renda dos filhos

Giovanni Alexandre

Giovanni Alexandre

Iniciante DIVISÃO 2 , Controlador de voos espaciais
há 14 anos Sexta-Feira | 30 julho 2010 | 15:13

Pessoal, boa tarde

Antes de tudo, não sou contador, então pode ser que estou perguntando algo muito comum diariamente pra vocês e até mesmo aqui no forum. (Pesquisei um pouco e não encontrei respostas para as minhas dúvidas).

Enfim, tenho um amigo que trabalha a quase 10 anos na empresa do pai que hoje ele e seu irmão administram.

Durante todo esse tempo eles nunca foram registrados e nem tem parte da empresa no nome.

Alguns dias atrás, conversando com esse meu amigo que já está casado e vai começar a construir a sua casa, perguntei se ele iria colocar ela no nome dele, ele confirmou que sim.

Daí surgiu a minha dúvida, ele que nunca teve nenhuma forma de renda comprovada, como ele pode colocar essa casa no nome? Por doação da família talvez? E mesmo que assim o faça, não vai levantar muita suspeita do fisco?

E fora isso, o filho do dono da empresa pode trabalhar nela sem nenhum tipo de registro?

Agnaldo do Espírito Santo

Agnaldo do Espírito Santo

Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Sábado | 31 julho 2010 | 14:31

Bom dia Giovanni. Seu questionamento tem sentido sim.
Primeiro: - Mesmo sendo filhos, não é correto trabalhar na empresa se não tiver o vinculo. O correto seria o Pai registra-los, ou inclui-los como sócio, cedendo uma parte de cota do capital. O ministério do trabalho não permite que pessoas da família trabalhem na empresa sem o devido vinculo em hipótese alguma. Vale lembrar, que esse tempo, ele ja perdeu para o caso de aposentadoria por tempo de serviços.