FÓRUM CONTÁBEIS
DEPARTAMENTO PESSOAL E RH
respostas 4
acessos 7.530
ERRO - ESOCIAL PROCESSO DOMESTICO "S-2500 e ser igual ou posterior a [2008-12]'.
Camila dos Santos José
Bronze DIVISÃO 3 , Analista Pessoal
há 1 ano Sexta-Feira | 19 abril 2024 | 10:06
OLÁ ALGUÉM PODERIA ME AJUDAR COM ESSE ERRO:
O período de referência 2024-02 informado deverá existir no campo homônimo do evento de Processo Trabalhista S-2500 e ser igual ou posterior a [2008-12].
SERIA UM PROCESSO TRABALHISTA DE DOMESTICA, ESTOU CADASTRANDO DIRETAMENTE NO PORTAL, E ESTA DANDO ESSE ERRO.
Patricia Athanazio
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Administrativo
há 50 semanas Quinta-Feira | 9 maio 2024 | 11:14
O período de referência 2024-04 informado deverá existir no campo homônimo do evento de Processo Trabalhista S-2500 e ser igual ou posterior a [2008-12].
Paulo Aquino
Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 44 semanas Sexta-Feira | 14 junho 2024 | 09:20
Oi camila, estou com o mesmo problema voce consegiu resolver ? caso poderia me informar como se deu-se a solução ! desde já agradeço!
Wendell de Vasconcelos
Iniciante DIVISÃO 3 , Auxiliar Contabilidade
há 33 semanas Quarta-Feira | 4 setembro 2024 | 15:03
OI boa tarde, estou com esse mesmo problema, O período de referência 2024-09 informado deverá existir no campo homônimo do evento de Processo Trabalhista S-2500 e ser igual ou posterior a [2008-12].
Alguém conseguiu resolver?
Futuro Gestao Contabil
Iniciante DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 19 semanas Quinta-Feira | 12 dezembro 2024 | 16:52
Esse erro ocorre porque o sistema está verificando a coerência entre o período de referência informado no evento S-2501 e o evento S-2500 que deveria ser previamente enviado. O eSocial exige que o evento S-2500 (Processo Trabalhista) seja registrado antes do S-2501 (DCTFWeb - Reclamatória Trabalhista), para que o período de referência esteja devidamente cadastrado e validado.
No caso de um processo trabalhista de empregada doméstica, veja como corrigir:
Passos para resolver o erroVerifique se o evento S-2500 foi enviado corretamente:
No portal do eSocial, acesse a área de Processos Trabalhistas e confirme se o evento S-2500 foi registrado antes do envio do evento S-2501.O período de referência informado no S-2500 deve ser igual ou anterior ao período que está sendo utilizado no S-2501.Ajuste o período de referência no S-2500:
Certifique-se de que o período de referência no S-2500 corresponde ao mês/ano do fato gerador das contribuições previdenciárias reconhecidas no processo trabalhista.Por exemplo:Se o período de apuração das contribuições é fevereiro de 2024, o evento S-2500 deve conter o período 2024-02.Respeite a regra de datas (posterior a dezembro de 2008):
O sistema só aceita períodos iguais ou posteriores a dezembro de 2008. Caso o processo envolva períodos anteriores, pode ser necessário tratá-los com outro código ou via GPS, conforme estabelecido no Ato Declaratório Executivo CORAT nº 13/2023.Reenvie os eventos na ordem correta:
Envie primeiramente o evento S-2500, contendo:Número do processo trabalhista.Período de referência correto.Dados de decisão judicial.Após a confirmação do envio e aceitação pelo sistema, registre o evento S-2501 para confessar os débitos na DCTFWeb.Observações importantes:Confirme os dados do processo trabalhista:Certifique-se de que os dados do processo trabalhista no evento S-2500 estão corretos (número, vara, valores, etc.).Erro de período anterior a 2008:Para períodos anteriores a dezembro de 2008, as contribuições devem ser recolhidas por meio de GPS e não pelo eSocial/DCTFWeb, como explicado no Ato Declaratório.Se o erro persistir:Tente excluir e recriar os eventos no portal.Caso o problema não seja resolvido, entre em contato com o suporte técnico do eSocial para verificar se há inconsistências no sistema ou se o processo foi configurado corretamente