x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 197

Revisão Pasep

HUGO LEONARDO

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 semanas Quarta-Feira | 14 agosto 2024 | 11:29

Bom dia.
Quanto ao pedido de revisão do Pasep, somente o advogado pode dar entrada no pedido ou o contador pode também, no caso o Técnico Contabilista.
Em relação aos cálculos de atualização, como devo me orientar para estar realizando ou haveria uma planilha de atualização que
poderia disponibilizar ser possível.

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
[email protected]
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
Bernardo de Souza

Bernardo de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 08:24

Vi e calculei algumas atualizações para uma advogado que está trabalhando nesses processos.
Os processos de revisão do PASEP estão sendo realizados de forma judicial, portanto somente um advogado.
Você terá que identificar os valores de cada depósito nas microfichas, esse é a parte difícil, pois muitas das microfichas fornecidas pelo Banco do Brasil são ilegíveis. 

Após a identificação de cada depósito, você aplicará o índice de correção ENCOJE do mês, disponível no site: https://gilbertomelo.com.br/pdf/JEBR0824N.pdf

Após a aplicação da tabela ENCOJE para conversão dos valores, você poderá aplicar juros de mora.

Este seria o calculo para usar na petição inicial.

Att. Bernardo de Souza
HUGO LEONARDO

Hugo Leonardo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 3 semanas Quinta-Feira | 15 agosto 2024 | 10:21

Bernardo,
Bom dia.
Obrigado pelo retorno e orientações.
Só uma dúvida, quanto aplicação dos juros de mora, após acorreção pelo índice Encoje para conversão dos valores, a tabela de juros de
mora onde encontro para aplicar?
No caso aplicação dos juros de mora, seria a cada depositoapós aplicação do Encoje, certo?
Existem planilhas de atualização do Pasep já pronta paraotimizar o processo, saberia dizer uma confiável só por garantia.
Mas eu pretendo fazer essas atualizações por conta própria,até para meu conhecimento e aprendizado.
Desde já obrigado pela sua atenção.

Hugo Leonardo
Técnico Contabilidade
[email protected]
Tel:(21) 9701-05226
Tel:(21)2696-8973
Bernardo de Souza

Bernardo de Souza

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 3 semanas Sexta-Feira | 16 agosto 2024 | 14:53

A aplicação dos juros de mora será efetuado de acordo com que você achar que é justo e tiver base para comprovar no processo, é claro.
Eu usei a taxa simples de 1% ao mês.
Você mesmo pode criar uma tabela no excel.

Como mencionei anteriormente, o mais difícil é ler e identificar os valores de cada depósito nas micro-fichas fornecidas pelo Banco do Brasil.

Att. Bernardo de Souza

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.