x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 267

Auxiliar de escritório x Auxiliar de escrita fiscal

Felipe

Felipe

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 23 semanas Segunda-Feira | 2 setembro 2024 | 11:13

Caros, fui registrado como auxiliar de escritório, porém fico me questionando se não estou registrado na função errada, pois faço a entrega de declarações (obrigações acessórias), apuração de impostos, emissão e conferência de notas, lançamentos livro caixa, instrução à clientes quanto legislação e emissão de notas. Sinto que há uma grande responsabilidade sobre mim, porém não sei se a função que eu faço está condizente com as funções exercidas. Poderiam me orientar?

Victor Jose Agostinho de Araujo

Victor Jose Agostinho de Araujo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 23 semanas Segunda-Feira | 2 setembro 2024 | 12:51

Olá!

Entendo sua preocupação. Pelas responsabilidades que você descreveu, parece que suas atividades vão além das funções típicas de um auxiliar de escritório, envolvendo tarefas mais especializadas que geralmente são associadas a cargos como assistente contábil ou fiscal.

É importante lembrar que, enquanto você realiza a parte técnica do trabalho, a responsabilidade final pelo correto cumprimento das obrigações acessórias, apuração de impostos e emissão de notas fiscais é do contador responsável que assina e valida essas informações. A empresa e o contador são os responsáveis legais por garantir que todas as atividades estejam em conformidade com a legislação.

Aqui estão alguns pontos a considerar:

Responsabilidade da Empresa e do Contador: A responsabilidade efetiva pelo trabalho é da empresa e do contador que assina as declarações e documentos. Você está realizando a parte técnica, mas a responsabilidade última pela conformidade e precisão das informações é do contador.

Reclassificação de Cargo: Dado o escopo das suas atividades, pode ser útil discutir com seu superior ou departamento de recursos humanos se uma reclassificação de cargo para algo mais condizente com suas responsabilidades seria apropriada.

Aprendizado e Crescimento: Independentemente da sua função atual, essa experiência é valiosa e agrega muito ao seu desenvolvimento profissional. Se você deseja continuar na carreira contábil, essas responsabilidades e o conhecimento que está adquirindo vão ser um grande diferencial e aprendizado para você.

Se precisar de mais orientações ou ajuda sobre como proceder, estou à disposição! E para mais dicas e informações sobre contabilidade e carreira, inscreva-se no canal do YouTube da Fatuscont: Fatuscont Contabilidade e Soluções!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.