x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 201

VITOR SAMUEL MACIEL SOUZA

Vitor Samuel Maciel Souza

Bronze DIVISÃO 3 , Contador(a)
há 34 semanas Terça-Feira | 10 setembro 2024 | 13:10

O funcionário tem direito de solicitar uma previsão de sua própria rescisão? quais as verbas que teria direito e a quantia a receber? a empresa seria obrigada a fornecer essa informação?

Victor Jose Agostinho de Araujo

Victor Jose Agostinho de Araujo

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 34 semanas Terça-Feira | 10 setembro 2024 | 13:36

O funcionário não tem o direito amparado por lei de exigir uma previsão formal e antecipada de suas verbas rescisórias.

A legislação trabalhista não obriga a empresa a fornecer essa informação antes do desligamento. No entanto, muitas empresas, por questões de transparência e boa relação com o funcionário, podem fornecer uma estimativa de maneira informal.

As verbas rescisórias, como saldo de salário, férias proporcionais, 13º salário proporcional, entre outras, devem ser calculadas e pagas dentro do prazo legal após a rescisão. A empresa, nesse caso, deve cumprir os prazos estabelecidos pela legislação, mas não está legalmente obrigada a fornecer previsões antes da rescisão.

Se puder, dá uma força se inscrevendo no nosso canal do YouTube, onde trazemos mais dicas sobre contabilidade e legislação trabalhista: Canal Fatuscont. Agradeço!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade