Boa tarde Maisa!
Em primeira instância é preciso que você baixe na sua máquina, o programa do Per/DCOMP, no seguinte link: www.gov.br
Caso seja necessário, você também precisará instalar as tabelas atualizadas do programa.
Após instalação, você irá executar o programa e partir para o procedimento de demonstrar seus créditos anteriormente obtidos.
Documento ----> Novo------> Data de criação (do dia que está preenchendo)----------> CNPJ do detentor do crédito-------->Preencher a qualificação da empresa indicada--------> Tipo de documento, você clica em pedido de restituição-------> Tipo de crédito, por exemplo, caso se trate de retenção previdenciária, clique em Retenção.
Vai aparecer mais campos para preencher:
Em CNPJ detentor você completa e o ano e a competência no seu caso vai ser 09/2021. Processe e então preencha os dados da empresa, incluindo os dados bancários.
Na frase em azul selecione NÃO
Logo abaixo da aba cadastro do lado esquerdo da tela, terá dados dos responsáveis. Nos campos de cima você preenche com os dados do prorietário da empresa e nos de baixo com do contador.
Em seguida, mais abaixo, clique em CRÉDITO.
Clique em contribuição retida na fonte ---> Incluir ---> Código da receita correspondente ---> CNPJ ou CNO da obra que prestou serviço e os demais dados referentes.
Depois, naquela aba, você vai em Detalhamento e insere no único campo digitável, o valor que foi abatido na GFIP do mês 09/2021.
Clique em salvar para a RFB, se estiver tudo certo, você pode transmitir.
No momento da transmissão já vai lhe surgir o recibo do perd comp que agora você vai utilizar no sistema de compensação do eCac.
Este procedimento do PER/DCOMP Programa é utilizado para créditos anteriores a 10/2021.
A partir de 10/2021, todo o processo pode ser feito diretamente do portal eCaC