x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 1.233

Abandono de Emprego

FABIOLA LIMA

Fabiola Lima

Iniciante DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 15 anos Domingo | 15 agosto 2010 | 20:13

Meu pai e meu avo sao socios de uma empresa, no ano de 1986 eles decidiram colocar meu tio como empregado (assinaram sua carteira), pouco tempo depois o mesmo sofreu um acidente e teve que se ausentar da empresa por mais de um ano. Quando ele se recuperou do acidente nunca levou o atestado dizendo que ele estava apto ao trabalho e nem sua carteira de trabalho para dar baixa, ou seja a sua carteira nunca foi atualizada, ele se recusava e ate hoje se recusa. Como ele e um membro da familia meu pai e meu avo nao tomaram nenhuma providencia, nao publicaram no jornal uma nota de abandono de emprego, e nem procuraram a justiça. Hoje ele esta ameaçando colocar a empresa na justiça. Quais os direitos dele? Que medidas meu pai e meu avo devem tomar.

Desde já agradeco.

Jefferson Santos Costa

Jefferson Santos Costa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Recursos Humanos
há 15 anos Terça-Feira | 17 agosto 2010 | 07:58

Fabiola... Seu tio é registrado desde 1986 na empresa ??? Depois que ele se machucou ele recebeu alguma coisa da empresa ??

Abandono de emprego é se conta a partir de 30 dias, depois dos 30 dias deve se comunicar o funcinario por carta com AR, se ele não aparecer é demitido por justa causa.

Seu pai e seu avo esperaram 24 anos pra dispensar seu tio ??? Acho que se seu tio entrar na justiça alegando a doença não terá direito pois já prescreveu pois já se passaram 5 anos.

Mais se ele pedir os salarios atrasados mesmo não tendo trabalhado ele pode ganhar, pois o juiz trabalhista pode entender que seu ai e avo deixou essa situação porque vc quiz, ai sim seu pai e seu avo podem pagar o inss e os direitos trabalhistas desses 24 anos.

Fiz uma suposição pela experinecia na empresa que trabalho, mais mande seu pai e seu avo procurar um bom Advogado Trabalhista, pra fazer um bom acordo com seu tio, pois se ele ir na justiça alguma coisa ele ganha sem duvida.

Abraços !!

Enquete da semana Contabeis

Qual tema mais está travando sua rotina contábil hoje?

Clique para votar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

1999 - 2026 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade · Preferências de cookies