x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 200

ESCALA 6X1 NOTURNO COMO DAR FOLGA NO DOMINGO

ELIANE FARAVELI

Eliane Faraveli

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 22 semanas Quinta-Feira | 28 novembro 2024 | 11:14

Bom Dia!! 

Tenho uma cliente que esta com o seguinte problema. A empresa dela fabrica salgados e trabalha de segunda a sabado. Ela tem 4 funcioanrios que trabalham na periodo noturno iniciando as 22:00 e saindo as 06:20 ( paga o execente em hora extra) . 2 funcionarias vinheram questionar pois elas entram no domingo as 22:00 e saiem no sabado as 06:20. A folga de toda empresa é o domingo, pois temos outro turno que sair mais tarde no sabado. Mas o problema que o pessoal noturno acaba tendo folga de sabado pra domingo, e não de domingo pra segunda. Agora elas estão cobrando a folga de domingo. Alguem sabe como conseguimos resolver essa questão? 
Tem a opção delas em vez de entrar no domingo as 22 horas, passar somente o horario do domingo pra segunda 00:00 e depois retornaria as 22:00 na segunda pra trabalhar de segunda pra terça ( aqui não vejo problema pq o intervalo esta obdecendo as 11 horas pra iniciar um novo turno) Pois assim elas sairam do trabalho as 06:20 do sabado e so retornaria as 00:00 da segunda não trabalhando no domingo. Mas tenho duvidas se isso é valido juricamente. 
Por favor me ajudem a encontrar uma solução!! 

Thiago Souza

Thiago Souza

Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 22 semanas Quinta-Feira | 28 novembro 2024 | 11:32

Bom dia
Eu acho que dessa forma so traria mais problemas com os funcionários, visto que eles iniciariam a jornada a meia noite, o que é considerado um horario totalmente fora de mão, visto que teriam que transitar mais tarde para chegar ao serviço e talvez nem mesmo encontrem transporte quanto a isso. 
Iniciar o horario as 00 não resolveria o problema, visto que ainda teriam que ficar o domingo de molho pois praticamente trabalhariam aquele dia. Iniciar as 22 ou 00 provavelmente não fará diferença para eles.
Eu sugiro que verifique a possibilidade de uma escala de revezamento que creio que seria a melhor escolha nesse ponto.

ELIANE FARAVELI

Eliane Faraveli

Bronze DIVISÃO 4 , Não Informado
há 22 semanas Quinta-Feira | 28 novembro 2024 | 11:55

Obrigada Thiago, o problema está nesse revezamento, pois a empresa precisa de 4 funcioarios trabalhando no horario noturno. A outra opcao seria pegar alguem do dia e cobrir quando alguem da noite estiver de folga. 
Por ser mulheres, elas precisam realmente ter 2 folgas de domingo no mes, isso é lei mesmo? 
Estou pegando todas opções pra passar pra minha cliente pra ela decidir o que fazer. 
Se o funcionario não tiver a folga no domingo, mesmo ela tendo a folga semanal a empresa é obrigada a pagar hora extra 100% dessa folga? 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade