x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 148

Alessandra Santos

Alessandra Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 23 semanas Quinta-Feira | 12 dezembro 2024 | 18:44

Em 03/2024 a empresa concedeu aumento para alguns funcionários e em nenhum momento foi dito ou acordado que era antecipação de dissídio!
Neste último mês o sindicato acordou que o percentual do dissídio é de 5% e que deve ser pago retroativo.
A empresa onde trabalho, por sua vez, informa que para alguns funcionários não receberão porque o valor do aumento dado em março é maior do que o valor do dissídio. Isso está correto?
A maior parte acreditava que tinha sido aumento por promoção/mérito!

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 5 , Assistente Depto. Pessoal
há 23 semanas Sexta-Feira | 13 dezembro 2024 | 09:09

Alessandra Santos, bom dia!

A empresa estava ciente do mês de data base para reajuste e segui mesmo que não tivesse convenção coletiva lançada.
É necessário que os funcionários também fique atentos sobre a data base sobre os reajustes.

E está correto, não tem nenhuma lei que proíbe antecipar dissidio do ano, o que a empresa não pode fazer é reduzir o valor da antecipação do dissidio para ficar igual da convenção coletiva, e aplicar o reajuste apenas para um funcionário. E se a empresa tivesse realizado a antecipação menor, ela teria que pagar a diferença.

Mas se tiver duvida, entre em contato com o Sindicato da sua categoria.

Alessandra Santos

Alessandra Santos

Iniciante DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 23 semanas Sexta-Feira | 13 dezembro 2024 | 11:15

Bom dia, Jacqueline!
Tudo bem?

A empresa tinha ciência de que a convenção era em setembro, no entanto, a questão do aumento soou como um mérito e não antecipação de dissídio! Isso não ficou claro para nenhum funcionário!
Agora querem ajustar os salários com base no antigo (antes do aumento) e com o percentual de 5% aplicado sobre esse valor, permanece o salário atual, ou seja, não houve reajuste por dissídio!
Eu posso entender até que é possível, mas eu acredito que precisa ter transparência nas informações, estou certa?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: